Braille - Alfabeto Português. Grafia para a língua portuguesa
O alfabeto português tem a sua grafia tátil representada através de símbolos de 6 pontos em relevo baseados no sistema de escrita Braille.
A língua portuguesa tem a sua representatividade plena neste sistema de escrita, promovendo a literacia das pessoas cegas ou com baixa visão.
A simbologia Braille de Portugal e do Brasil, tem sido uniformizada através de trabalhos realizados pela Comissão de Braille, que publicou o manual "Grafia Braille para a Língua Portuguesa", que serve de referência em Portugal.
Representação das letras do alfabeto português em Braille
Cada letra do alfabeto português está representada em sinais táteis do sistema Braille, através da combinação dos 6 pontos deste sistema.
Por sua vez, os sinais estão organizados numa sequência designada como "ordem Braille" e agrupados em 7 séries.
As células Braille (unidade de espaço ocupada por cada sinal) ao serem dispostas em linhas impressas em papel ou outro material tátil, permitem reproduzir a língua portuguesa em toda a sua plenitude. Assim, as pessoas com deficiência visual podem usufruir de uma experiência de leitura semelhante à das pessoas normovisuais.
Representação em Braille do alfabeto português com acentuação e sinais de pontuação
- a
- b
- c
- d
- e
- f
- g
- h
- i
- j
- k
- l
- m
- n
- o
- p
- q
- r
- s
- t
- u
- v
- x
- y
- z
- c com cedilha
- e com acento agudo
- a com acento agudo
- e com acento grave
- u com acento agudo
- a com acento circunflexo
- e com acento circunflexo
- i com acento grave
- o com acento circunflexo
- u com acento grave
- a com acento grave
- n com til
- u com trema
- o com til
- w
- vírgula
- ponto e vírgula
- dois pontos
- sinal de dividir
- ponto de interrogação
- ponto de exclamação
- sinal de igual
- aspas
- asterisco
- grau
- i com acento agudo
- a com til
- o com acento agudo
- Cardinal (funciona como sinal indicativo de número)
- Ponto final
- hífen
- acento circunflexo
- símbolo ordinal feminino
- barra vertical
- til
- traço inferior underscore ou sinal indicativo de maiúscula
- cifrão
- barra oblíqua
Um sistema de escrita e leitura eficaz
O sistema Braille proporciona a melhor experiência de escrita e leitura para cegos ou pessoas com baixa visão.
Além dos diversos idiomas com grafia em Braille, a matemática e a música também possuem a sua representação simbólica, proporcionando um meio de trabalho muito eficaz nestas áreas.
Atualmente, a grafia Braille é aplicada nas mais diversas situações, desde os livros impressos em Braille, a utilização de linhas Braille para obter a informação em computadores e dispositivos móveis, a rotulagem de embalagens de medicamentos, a identificação de botões de elevador, placas informativas de exposições, museus e edifícios, entre outros.
Através de pautas Braille, máquinas de escrita Braille, linhas ou blocos de notas Braille, as pessoas com deficiência visual podem produzir simples notas, documentos elaborados como ficheiros Word ou Excel, cálculos matemáticos, música e até elementos gráficos táteis.
Através de impressoras Braille, que efetuam a impressão dos respetivos símbolos em relevo, os utilizadores com deficiência visual podem facilmente obter em papel o resultado dos seus trabalhos elaborados digitalmente.