Manual de utilização - Smartphone Android adaptado para a deficiência visual Smartvision3 com teclas ISO 222406 Marca: Kapsys (PP10311701_)
Obrigado por comprar na MegaPontes.
Por favor, guarde estas instruções para consulta futura.

- Guia de início rápido
- Introdução
- Carregar a bateria
- Ligar/desligar o telefone
- Reiniciar o telefone
- Modo de Suspensão
- Chamada
- Mensagem
- Assistente
Guia de início rápido

Elementos do Smartvision3 e respetiva função/descrição
- 1 - Entrada de auscultadores de 3.5mm: Ligar auscultadores.
- 2 - Botão Ligar/Desligar: Pressione continuamente para ligar/desligar o SmartVision3. Pressione de forma breve para ligar/desligar ecrã (modo de suspensão).
- 3 - Entrada de cartão SIM: Inserir o cartão SIM e cartão microSD.
- 4 - Câmara frontal: Utilize esta câmara para capturar selfies ou efetuar chamadas de vídeo.
- 5 - Recetor: Recetor principal de chamadas telefónicas.
- 6 - Ecrã: Exibição de dados e utilização do dispositivo através do ecrã táctil.
- 7 - Teclas e cursor de navegação
Navegue através do ecrã com a ajuda das teclas multidirecionais (cima, baixo, direita, esquerda) e do botão central "OK".
Regressar ao ecrã inicial.
Abrir o menu do ecrã atual
Regressar ao ecrã anterior
Eliminar dados inseridos pelo utilizador
- 8 - Teclado alfanumérico: Utilizar para inserir caracteres.
- 9 - Tecla de comandos de voz: Utilizar para ditar texto e ativar características específicas.
- 10 - Botões de volume: Aumentar ou diminuir o volume de saída de áudio.
- 11 - Câmaras traseiras: Resolução de 16MP + 2MP.
- 12 - Sensor de impressão digital: Utilizar para desbloquear o telefone ou efetuar pagamentos seguros.
- 13 - Microfone: Microfone principal para efetuar chamadas telefónicas e reconhecimento de voz.
- 14 - Entrada USB-C: Carregar a bateria/ sincronização de dados.
- 15 - Altifalante: Altifalante de reprodução multimédia.
Introdução
Inserir os cartões Nano SIM/cartão microSD
O SmartVision3 possui uma entrada dual SIM/cartão microSD. Poderá inserir dois cartões SIM ou um cartão microSD e um cartão SIM. Não é possível ter o segundo cartão Nano SIM e o cartão microSD inseridos ao mesmo tempo.
O SmartVision3 é compatível apenas com cartões Nano SIM. Qualquer cartão com dimensões diferentes de um cartão Nano SIM não irá encaixar corretamente no suporte, e poderá danificar a entrada de cartões SIM.
O cartão microSD é opcional e não é fornecido com o SmartVision3.
O SmartVision3 suporta cartões microSD de até 128 GB.
1. Abrir o suporte de cartões SIM
Coloque o telefone á sua frente com o ecrã para cima. Insira a ponta da chave de abertura da bandeja do cartão SIM (fornecida com o telefone) no orifício designado, localizado no lado esquerdo do telefone. Certifique-se de que a chave de abertura do cartão SIM esteja perpendicular ao orifício. Caso contrário, poderá danificar o dispositivo. Ao inserir a ferramenta no orifício, não obstrua o suporte evitando assim danificar o mecanismo de abertura. Empurre a chave de abertura até que o suporte do cartão SIM saia e puxe-o para fora. Poderá então observar dois compartimentos. O primeiro compartimento permite inserir um cartão SIM ou um cartão microSD. O segundo compartimento permite apenas inserir um cartão SIM.

2. Inserir um cartão SIM e um cartão microSD (opcional)
Posicione o cartão microSD no primeiro compartimento do suporte, com o lado de metal e o canto biselado para baixo. Em seguida, posicione o cartão SIM no segundo compartimento do suporte, com o lado de metal para baixo e com o canto biselado no canto inferior direito. Em seguida, insira suavemente o suporte do cartão SIM no local designado. Ao inserir o suporte do cartão SIM no telefone, certifique-se de que este se encontra na horizontal de forma a que o cartão microSD e o cartão SIM não caiam. O suporte deverá ser totalmente inserido na ranhura.

3. Inserir dois cartões SIM
Posicione o primeiro cartão SIM no primeiro compartimento do suporte, com o lado de metal para baixo e com o canto biselado no canto inferior direito. Repita este passo para o segundo compartimento do suporte do cartão SIM. Em seguida, insira suavemente o suporte do cartão SIM no local designado. Ao inserir o suporte do cartão SIM no telefone, certifique-se de que este se encontra na horizontal de forma a que os cartões SIM não caiam. O suporte deverá ser totalmente inserido na ranhura.
A ordem dos cartões SIM não é importante. A configuração e a gestão dos cartões SIM é realizada através do menu "Definições", no separador "Rede e Internet".

Carregar a bateria
Carregue a bateria antes de utilizar o dispositivo pela primeira vez ou quando não o utiliza há algum tempo. Use apenas carregadores e cabos compatíveis com o dispositivo. Utilizar um carregador ou um cabo incompatível pode danificar o seu dispositivo. Para carregar a bateria, ligue o cabo USB-C ao SmartVision3 e ao carregador. Em seguida, ligue o carregador à tomada. Quando a bateria estiver totalmente carregada, remova o carregador do dispositivo.
Ligar/desligar o telefone
Para ligar o SmartVision3, pressione continuamente o botão Ligar/Desligar localizado no topo do telefone. Quando o dispositivo vibrar, solte o botão. Se o produto não ligar, verifique se a bateria foi carregada corretamente. Para desligar o dispositivo, pressione continuamente o botão Ligar/Desligar localizado no topo do telefone. Em seguida, selecione a opção "Ligar" e depois "Desligar"
Reiniciar o telefone
Para reiniciar o dispositivo, pressione continuamente o botão Ligar/Desligar localizado no topo do dispositivo. Em seguida, selecione a opção "Ligar" e depois "Reiniciar". Se o dispositivo bloquear e não responder, pressione o botão Ligar/Desligar durante 10 segundos para reiniciar automaticamente o telefone.
Modo de Suspensão
Se o SmartVision3 estiver ligado, um breve toque no botão ligar/desligar irá ativar o modo de suspensão (ecrã desligado). Ao pressionar novamente o botão, irá regressar ao modo de execução (ecrã ligado). O modo de suspensão também será automaticamente ativo após um período de inatividade, de forma a proteger a bateria.
No modo de suspensão o ecrã estará desligado, no entanto, as funções do telefone permanecem ativadas. Poderá receber chamadas, mensagens, emails e entre outros.
Chamada
Fazer uma chamada
As seguintes opções de chamada estão disponíveis a partir do ecrã principal da aplicação:
- Contactos: permite o acesso à lista telefónica, utilizando as teclas de navegação para percorrer a sua lista de contactos e selecionar o contacto desejado. Valide o contacto com a tecla OK e, em seguida, selecione "Ligar" e valide novamente com a tecla OK para iniciar a chamada.
- Atender uma chamada: Quando o telefone tocar, pressione a tecla OK para atender a chamada.
- Rejeitar uma chamada: Para rejeitar uma chamada, prima a tecla Apagar quando o telefone tocar.
Mensagem
Enviar uma nova mensagem
Selecione "Iniciar conversa" a partir do ecrã principal da aplicação. No campo "Para", insira o nome, número de telefone ou endereço de e-mail da(s) pessoa(s) a quem deseja enviar a mensagem. Escreva a sua mensagem e selecione a opção "Enviar" que se encontra no final da lista.
Ler e responder a uma mensagem
No ecrã principal da aplicação Mensagens, utilize as teclas de navegação para aceder às suas mensagens. Ao navegar através das diferentes mensagens, apenas a última mensagem da conversa será lida. Pressione a tecla OK para abrir a conversa e responder à mensagem. A partir deste ecrã, poderá também utilizar a tecla de navegação para consultar o histórico e/ou todas as mensagens enviadas e recebidas com o contacto selecionado.
Assistente
O SmartVision3 tem acesso direto à opção “Assistente” através do botão de comando de voz situado no lado direito do telefone, por cima das teclas de volume. É necessária uma ligação à Internet para utilizar este serviço.
Recomendamos a utilização de um endereço de e-mail Gmail para poder beneficiar de todos os comandos de voz disponíveis.
Uma vez configurado o Assistente de voz, pressione brevemente o botão de comando de voz para iniciar o mesmo. Após o sinal, diga o comando de voz de forma clara e deixe o Assistente guiá-lo.
Nota: Não é possível iniciar o Assistente se estiver a utilizar uma caixa de edição. Ao pressionar brevemente o botão de comando de voz numa caixa de edição irá dar início á função Ditado.
Como contactar a MegaPontes
- Telefone: +351 215 900 900
- Email: geral@megapontes.pt
- Endereço: Rua Castilho, 50
Edifício Castilho 50 Lj 25
1250-071 Lisboa Portugal
Termos e condições de venda
Este produto tem garantia para falhas de fabrico de acordo com os prazos dispostos na Lei Portuguesa, a partir da data de compra. Se tiver algum problema com o produto e não tiver comprado diretamente à MegaPontes, contacte o seu retalhista em primeiro lugar.

Este produto é marcado com marca CE e está totalmente em conformidade com toda a legislação da UE aplicável.

Por favor, não deposite itens marcados com este símbolo no seu caixote do lixo. Recicle os seus aparelhos elétricos e eletrónicos gratuitamente no seu centro de reciclagem local. Procure o seu centro de reciclagem mais próximo visitando https://ondereciclar.pt/.
Porquê reciclar?
Os equipamentos indesejados são o tipo de resíduos que mais cresce no mundo moderno.
Muitos itens elétricos podem ser reparados ou reciclados, poupando recursos naturais e o ambiente. Se não reciclar, os equipamentos elétricos acabarão em aterros onde substâncias perigosas se spalham e causam contaminação do solo e da água – prejudicando a vida selvagem e a saúde humana.
Para lembrá-lo que os equipamentos elétricos antigos podem ser reciclados, está agora marcado com o símbolo do caixote do lixo cruzado. Por favor, não atire nenhum equipamento elétrico (incluindo os marcados com este símbolo) no seu caixote do lixo.
O que é o WEEE?
A diretiva relativa aos resíduos elétricos ou eletrónicos (REEE) exige que os países maximizem a recolha separada e o processamento ecológico destes artigos.
Data: julho 2022.
© 2022 MegaPontes – Soluções em Tecnologia Acessível, Un. Lda.