Computadores adaptados a estudantes com deficiência visual
26 de setembro de 2023
Com a evolução do sistema de ensino, os computadores tornaram-se um produto de apoio fundamental para todos os alunos com deficiência visual, desde o primeiro ciclo ao ensino superior.
De fato, com a utilização cada vez maior dos suportes informáticos para a criação, apresentação, partilha e submissão de trabalhos aos professores, aulas online, reuniões ou trabalhos de grupo por video-conferência, os computadores tornaram-se imprescindíveis e já fazem parte da vida diária dos estudantes.
Sendo um produto de apoio muito importante, a sua escolha e aquisição requer um especial cuidado quando se trata de facultar um equipamento adequado às necessidades dos alunos cegos ou com baixa visão.
Os sistemas de atribuição de produtos de apoio possibilitam a optenção de computadores e softwares de apoio necessários à vida escolar dos estudantes com deficiência visual.
Computador portátil ou de secretária?
Devido à vida cada vez mais ativa dos estudantes, com a sua deslocação frequente entre a casa e os diversos espaços escolares, os computadores portáteis têm sido a escolha prefêncial.
Apesar de muitas escolas possuirem computadores de secretária, devido à sua rodustez e maior facilidade de manutenção, estes têm um uso cada vez menor, até porque existem programas de apoio a estudantes que lhes facultam computadores portáteis.
Contudo, há fatores importantes a ter em conta, principalmente quando se trata de computadores facultados pelas escolas, pois, necessitam de possuir software de apoio à deficiência visual e de serem corretamente configurados.
Também há que ter em conta a necessidade de facultar periféricos de apoio como monitores de computador de grande dimensão para os estudantes com baixa visão ou linhas Braille, blocos de notas com linha Braille, teclados adaptados ou impressoras Braille para os alunos cegos.
Qual o tamanho do ecrã ou monitor?
O tamanho do ecrã ou do monitor de computador é muito relevante para as pessoas com baixa visão. Dependento do tipo de deficiência visual, pode ser necessário facultar um ecrã de maiores dimensões para se obter um maior nível de ampliação ou, para que seja possível visualizar uma maior quantidade de informação de uma só vez.
Outros alunos com deficiência visual preferem ecrãs de menor dimensão, de modo a obter um enquadramento mais adaptado ao seu campo de visão ou maior facilidade de transporte do computador.
Em qualquer uma das situações, há que equacionar se existe a necessidade de facultar, na escola e em casa, um monitor de maiores dimenções para ligar ao computador portátil, para possibilitar um nível de ampliação superior e um maior conforto visual.
Autonomia da bateria
As aplicações de produtividade utilizadas em ambiente escolar, em utilização simultânea com o software de apoio à deficiência visual (como o leitor ou ampliador de ecrã), exigem um maior consumo de energia. Assim, é importante garantir um bom nível de autonomia da bateria do computador portátil, assim como o fácil acesso a uma tomada elétrica para o carregamento do equipamento.
Requisitos de hardware
Tendo em conta as necessidades dos alunos com deficiência visual em termos de programas informáticos de produtividade e o software de apoio utilizado para possibilitar a sua interação com os computadores, é necessário garantir que os equipamentos possuem os requisitos de hardware necessários ao seu normal funcionamento.
Tenha em conta que muitos softwares de apoio têm requisitos mínimos para o processador, memória RAM, espaço em disco, placa de som e até para as placas gráficas dos computadores, mesmo que se trate de um leitor de ecrã para cegos, pois necessita de processar informações gráficas para as facultar ao utilizador.
Antes de adquirir um computador, verifique as necessidades do aluno em termos de software de produtividade e apoio e certifique-se que o equipamento possui todas as características necessárias.
Ligação a periféricos de apoio
Tendo em conta a necessidade de utilização de periféricos de apoio à deficiência visual, como monitores de maior dimensão, teclados Braille ou ampliados, impressoras Braille, scanners para auxílio ao reconhecimento ótico de carateres, linhas Braille ou blocos de notas com linha braille, é necessário assegurar condições de ligação USB, Bluetooth, WiFi ou outras de modo a que os diversos produtos de apoio possam funcionar em simultâneo e sem constragimentos.
Configuração do computador e formação
Após a aquisição de um computador para um aluno com deficiência visual, a sua configuração é o maior desafio.
Os softwares e o hardware de apoio devem ser configurados de forma adequada a cada estudante, para que o seu funcionamento possibilite a sua utilização plena por parte do aluno.
Para maior conforto, quando o computador é adquirido na MegaPontes, em conjunto com os respetivos periféricos e software de apoio, efetuamos toda a configuração inicial gratuita do equipamento para que esteja pronto a utilizar quando o utilizador o recebe.
Quando é adquirida uma linha braille para computador, é agendada uma formação gratuita na escola ou em casa do utilizador. A formação é personalizada, adaptada às necessidades e características específicas de cada aluno, possibilitando maior conforto, conhecimento e proveito na utilização do produto de apoio.
A formação fora da Área Metropolitana de Lisboa poderá ter de ser facultada através de videoconferência, na plataforma digital com a qual o utilizador se sente mais confortável.
A MegaPontes dispõe de um serviço de formação em tecnologias acessíveis, que se adapta às necessidades dos alunos com deficiência visual. O plano de formação é personalizado, tendo em conta as características dos estudantes, os equipamentos que utilizam e o seu ambiente escolar. Tudo para que os formandos obtenham uma formação eficaz e adequada, que lhes proporciona as melhores condições de aprendizagem e uma maior autonomia nos seus estudos.
Software e produtos de apoio à deficiência visual para computadores
Divulgamos um conjunto de produtos de apoio que proporcionam as melhores condições de utilização dos computadores aos estudantes cegos ou com baixa visão: