Deficiência visual: Escolha o computador que mais se adequa a si
09 de abril de 2024
Os computadores estão cada vez mais presentes na vida dos estudantes e profissionais com deficiência visual.
Nas escolas ou nas empresas, os sistemas informáticos estão a evoluir, possuindo novos recursos de apoio que facilitam a interação das pessoas cegas ou com baixa visão, aumentando o seu nível de integração e autonomia.
Trabalhar com programas de produtividade, como o Word e o Excel, enviar mensagens de email ou navegar na Internet, é a realidade académica e profissional de milhares de pessoas com deficiência visual em Portugal.
Graças aos leitores e ampliadores de ecrã, linhas Braille, Blocos de notas com linhas Braille e software de apoio, é agora possível uma utilização natural dos sistemas informáticos pelas pessoas cegas ou com baixa visão.
Contudo, para que um computador possa utilizar e interagir eficazmente com as tecnologias de apoio, deve possuir as características necessárias ao nível de capacidade, desempenho e conetividade de modo a assegurar o seu correto funcionamento.
Também é muito importante assegurar a configuração correta dos vários produtos de apoio que vão interagir com o computador, de modo a que não existam barreiras na sua utilização.
Nesta publicação vamos falar sobre os diversos tipos de computadores disponíveis.
Computadores de secretária
Os computadores de secretária destinam-se a locais de trabalho ou estudo fixos. São conhecidos por possuírem maiores capacidades ao nível do processamento e disponibilizarem ecrãs maiores, algo que proporciona mais acessibilidade às pessoas com baixa visão.
Possuem um elevado nível de conetividade para interagir com linhas Braille e equipamentos de digitalização para leitura de texto para voz.
A sua maior desvantagem é o fato de não se poderem deslocar. O dia a dia dos estudantes e profissionais com deficiência visual é cada vez mais dinâmico, o que requer frequentemente a utilização de equipamentos portáteis.
Possuem excelentes capacidades para trabalhar com software de produtividade como o Microsoft Office, utilizar leitores de ecrã como o NVDA ou JAWS e ligar periféricos de apoio como as linhas Braille.
Se só necessita de utilizar o computador em casa ou no escritório, o computador de secretária pode ser a escolha certa para si.
Pode adquirir um monitor para computador maior e utilizar teclados ampliados, sendo uma solução especialmente útil a pessoas com baixa visão.
Computadores portáteis
Os computadores portáteis são leves e fáceis de transportar. A evolução da tecnologia permite que tenham capacidades e desempenho semelhantes ou até mesmo superiores a muitos computadores de secretária.
Existem computadores portáteis que possuem um ecrã tátil que permite a sua utilização com gestos dos dedos no ecrã, característica muito útil para as pessoas com baixa visão poderem ampliar de forma mais prática e eficaz.
São ótimos para estudantes, para profissionais que se deslocam com frequência ou para as pessoas que gostam de utilizar o seu computador em qualquer lugar.
São computadores mais práticos porque não necessitam de ligação a monitores, teclados, colunas ou ratos, possuem integrados todos os periféricos necessários ao seu funcionamento.
Também permitem a utilização de software e periféricos de apoio à deficiência visual. Uma das suas características mais utilizadas é a ligação Bluetooth, muito prática para a ligação de auscultadores, ratos e linhas braille como a QBraille XL.
Computadores portáteis híbridos
Os computadores portáteis híbridos possuem um nível de portabilidade superior, permitindo uma utilização mais prática em ambientes que requerem maior mobilidade, como a deslocação entre salas de aula ou a deslocação em viagem.
Os seus ecrâs táteis permitem um elevado nível de interatividade, contudo o seu tamanho é normalmente inferior aos computadores portáteis ou de secretária.
O seu nível de conetividade baseia-se mais nas ligações sem fios, o utilizador deve assegurar-se de que os seus produtos de apoio possuem o mesmo tipo de ligação para garantir a interação entre equipamentos.
As suas características proporcionam um produto de apoio muito versátil:
- Em modo tablet proporciona um ecrã táctil e outras funcionalidades dos tablets, mas normalmente com funcionalidades e capacidade de processamento superiores;
- Em modo computador portátil proporciona um teclado físico e outras características de um computador portátil, mas normalmente com mais funcionalidades que os computadores portáteis.
É especialmente útil para estudantes com baixa visão pois é muito leve, prático e permite utilizar gestos táteis diretamente no ecrã do computador para ampliar com maior conforto aquilo que deseja visualizar melhor.
A possibilidade de funcionar sem o teclado dá-lhe a liberdade de o poder utilizar em qualquer circunstância, seja em sala de aula, em casa ou numa visita de estudo.
Através da ligação WiFi pode facilmente partilhar o ecrã em apresentações com os professores e outros alunos.
Computadores Braille
Os computadores Braille, como o insideOne+, são uma solução onde as tecnologias de apoio estão integradas e funcionam em harmonia. Possuem leitor de ecrã, linha Braille, software e hardware desenvolvidos para obter a melhor experiência de leitura, escrita, navegação e comunicação.
O insideOne+ possui uma linha Braille e um teclado ergonómico estilo Perkins incorporados de forma natural no próprio ecrã.
Proporciona-lhe o melhor que existe ao nível de funcionalidades e desempenho: o sistema operativo Windows 11, um processador i7, 16GB de RAM, 512GB de disco SSD ultrarrápido, leitor de ecrã NVDA e JAWS instalados de origem, linha Braille com 32 células de leitura nítida, gestos táteis e sistemas digitais de navegação e de posicionamento de cursor.
Software e periféricos de apoio à deficiência visual
A MegaPontes disponibiliza no seu catálogo informação sobre software e periféricos de apoio à deficiência visual:
- Leitores de Ecrã
- Ampliadores de Ecrã
- Linhas Braille
- Impressoras Braille
- Sintetizadores de voz
- Software de Produtividade
- Teclados Adaptados
Configuração inicial gratuita
Para maior conforto, quando o computador é adquirido na MegaPontes em conjunto com os respetivos periféricos e software de apoio, efetuamos toda a configuração inicial gratuita do equipamento para que esteja pronto a utilizar quando o utilizador o recebe.
Formação gratuita e personalizada
Quando é adquirida uma linha braille para computador, é agendada uma formação gratuita na escola, no local de trabalho ou em casa do utilizador. A formação é personalizada, adaptada às necessidades e características específicas de cada pessoa, possibilitando maior conforto, conhecimento e proveito na utilização do produto de apoio.
A formação fora da Área Metropolitana de Lisboa poderá ter de ser facultada através de videoconferência, na plataforma digital com a qual o utilizador se sente mais confortável.