O Braille e a acessibilidade: A liberdade na deficiência visual
08 de janeiro de 2024
O Braille, sendo um sistema de escrita e leitura tátil para pessoas cegas ou com baixa visão, é um bem inestimável para a humanidade. Proporciona a acessibilidade no acesso à informação, promovendo a literacia, autonomia e qualidade de vida das pessoas cegas.
Neste âmbito, o acesso em Braille à Internet, através de tecnologias acessíveis como o leitor de ecrã e as linhas Braille, representa um importante meio de informação, partilha, comunicação e entretenimento.
Contudo, nem sempre os criadores de aplicações ou conteúdos digitais cumprem as normas web, o que pode impedir as tecnologias acessíveis de interpretar corretamente a informação disponível.
Na MegaPontes, a acessibilidade das pessoas cegas ou com baixa visão à informação é uma prioridade. O nosso site está em contínuo desenvolvimento, para proporcionar informação útil e acessível para pessoas com deficiência visual, para as suas famílias e para os profissionais de apoio.
Braille: Promoção da Grafia para a Língua Portuguesa
Porque o mais importante de tudo é trabalharmos para promover o Braille, a Equipa da MegaPontes criou no nosso site, a área de promoção do Braille e da sua grafia para a língua portuguesa, que já conta com três conteúdos em formato acessível a pessoas cegas ou com baixa visão:
Sabendo da dificuldade que as pessoas cegas ou com baixa visão têm quando tentam aceder a muitos conteúdos ou documentos dedicados à grafia Braille:
- Criámos imagens individuais de cada sinal Braille, com texto alternativo, que podem ser lidas através de leitor de ecrã ou linha Braille;
- As imagens permitem ser ampliadas sem perder a qualidade, proporcionando uma visualização acessível a pessoas com baixa visão;
- As páginas possuem funcionalidade de alto contraste e de aumento do tamanho de letra, para melhor conforto visual das pessoas com baixa visão;
- Divulgamos informação sobre as tecnologias e produtos de apoio relacionados com o Braille, para proporcionar um melhor conhecimento sobre os mesmos, fator fundamental para a escolha do produto de apoio mais adequado a cada pessoa.
A área dedicada ao Braille estará sempre em crescimento, pode-nos fazer chegar os seus contributos, opiniões e sugestões para info@megapontes.pt.
Teste de Acessibilidade e Usabilidade ao site da MegaPontes
No passado mês de dezembro realizámos um teste de acessibilidade e usabilidade ao site da MegaPontes.
Agradecemos a todas as pessoas que se inscreveram e participaram nesta iniciativa, o seu contributo foi muito importante para continuarmos a desenvolver um site acessível, amigo de todas as pessoas. Na MegaPontes acreditamos que a inteligência coletiva nos permite inovar e fazer melhor.
Também agradecemos a todas as pessoas que nos foram comunicando as suas sugestões, todas são muito importantes e todas serão levadas em conta.
Com base na informação obtida, já estamos a desenvolver novas funcionalidades que serão implementadas muito em breve.
A acessibilidade na Internet é uma responsabilidade de todos
A promoção da acessibilidade na Internet é responsabilidade de todos nós. Por exemplo, quando qualquer um de nós escreve um email, este deve ter um tamanho e tipo de letra legíveis e deve evitar anexar imagens com documentos digitalizados (os leitores de ecrã não conseguem ler), optando por documentos de texto.
A responsabilidade aumenta para as empresas e organizações, na forma como as suas páginas de Internet são construídas, os seus conteúdos são produzidos e os seus documentos são criados, pois o impacto da falta de acessibilidade tem maior expressão e afeta um maior número de pessoas.
Em Portugal e no Brasil, existem sites de referência que proporcionam informação em português, com o objetivo de promover a acessibilidade na Internet:
- Site sobre acessibilidade web da AMA (Agência para a Modernização Administrativa).
- Site do Movimento Web para Todos.
Avalie o nível de acessibilidade do site da sua empresa ou organização
A acessibilidade é um caminho que se faz, não importa se existe muito a fazer, o mais importante é começar a fazer, melhorando passo a passo a acessibilidade de um site.
Apesar dos validadores de Internet não substituírem a avaliação humana, são importantes para ajudar a detetar oportunidades de melhoria:
- accessMonitor - Validador de práticas de acessibilidade Web (Em Português)
- WAVE - Validador de práticas de acessibilidade Web (Em Inglês)
- Markup Validation Service - Validador HTML (Importante para identificar erros HTML que prejudicam a interpretação das páginas de Internet por parte das tecnologias acessíveis) (Em inglês)
- CSS Validation Service - Validador CSS (Importante para identificar erros CSS que prejudicam a interpretação gráfica das páginas de Internet) (Em inglês)
O que deve fazer quando encontra falta de acessibilidade num site
Além das diretivas europeias, a legislação portuguesa contempla os requisitos de acessibilidade dos sítios web e das aplicações móveis.
Sendo a acessibilidade uma responsabilidade de todos, seja construtivo se detetar dificuldades de acesso à informação de um site, seja de uma empresa privada ou organismo público. Sempre que lhe for possível, reporte a situação à empresa ou organização em causa, com o maior detalhe possível, informando também o seu tipo de deficiência para melhor compreensão das situações detetadas.
Seja um agente de mudança, a acessibilidade na Internet tem de ser muito mais do que uma obrigação, só será uma realidade se todos dermos o nosso contributo de forma positiva, em cada email que enviamos, em cada conteúdo ou documentos que criamos e em cada situação que reportamos.
Esta informação é acessível? A sua opinião é importante para nós!
Proporcionar informação útil sobre produtos de apoio, em formato acessível, é um dos maiores objetivos da MegaPontes.
Pode reportar dificuldades de acessibilidade na leitura deste artigo, bem como enviar a sua opinião, contributos ou sugestões para o endereço de email info@megapontes.pt.