#2 Vamos Falar Sobre... Blocos de Notas Braille
11 de julho de 2022
Os Blocos de Notas Braille são dispositivos autónomos portáteis com linhas Braille atualizáveis que possuem processador de texto e outras aplicações que permitem aos cegos/pessoas com deficiência visual realizar tarefas escolares, de escritório ou pessoais em casa, no trabalho ou na rua.
Através de ligação WiFi, Bluetooth ou USB, pode navegar na Internet ou obter a correspondência em Braille de tarefas que realize no seu computador, telemóvel e dispositivos multimédia, dependendo do modelo e tecnologias que possuem.
Destacam-se por serem autónomos, portáteis, recarregáveis, possuírem teclado para introdução de informação e linha Braille atualizável.
Distinguem-se dos tablets e telemóveis pelo seu elevado nível de acessibilidade, Braille em tempo real, simplicidade de funcionamento, experiência interativa, teclado físico, funcionalidades adaptadas, desempenho e eficiência.
A sua linha Braille tem diversas células. Cada uma possui um mecanismo eletromecânico que posiciona para cima ou para baixo pequenos pinos, através dos orifícios de cada célula, permitindo formar os caracteres, palavras e frases em Braille que são lidas pelo utilizador através do tato.
O número de células dos blocos de notas Braille varia consoante o modelo, podendo, por exemplo, ter 16, 32 ou 40 células.
Podem possuir teclado estilo Perkins com teclas de funções específicas e multimédia ou teclado estilo QWERTY (como os teclados de computador).
Existem blocos de notas Braille que podem ser utilizados por profissionais ou alunos cegos para ler livros, escrever trabalhos escolares e profissionais, fazer apresentações gráficas, encontrar direções através de GPS, gravações áudio, ouvir música, YouTube, rádio ou podcasts.
Também dependendo do modelo, a informação e multimédia que é processada e apresentada no bloco de notas Braille pode ser visualizada em tempo real num pequeno ecrã/mostrador do bloco de notas ou através da ligação a um monitor ou ecrã de grande formato, facultando ao profissional ou aluno um meio de comunicar com os colegas, professores e outros que não leiam braille.
Os documentos/apontamentos escritos no bloco de notas Braille podem ser guardados no próprio dispositivo, cartão SD, transferidos para um computador ou impressos em impressoras convencionais ou Braille através de USB, Wifi ou Bluetooth, dependendo do modelo do dispositivo.
Também pode guardar, sincronizar e partilhar informação entre dispositivos e plataformas via Dropbox ou Onedrive com todos os seus contactos. Os apontamentos e outras informações poderão sincronizar-se automaticamente com o Google ou outras contas ligadas.
Existem blocos de notas que permitem controlar computadores e outros dispositivos multimédia como tablets e telemóveis.
Os modelos mais atuais, como o BrailleSense 6 da Hims, permitem maior autonomia, produtividade Braille e partilha
Disponibilizam aplicações educacionais centradas no Braille, incluindo UEB, apoio à matemática Nemeth, download de livros eletrónicos, Google Docs, reprodução e acesso direto ao Google Drive a partir das aplicações de produtividade internas para uma concretização fácil das tarefas do Google Classroom, bem como a colaboração com outros estudantes.
Os estudantes e profissionais cegos podem apresentar visualmente aos seus colegas folhas de cálculo ou apresentações em Powerpoint com acesso Braille sincronizado, seja ao vivo ou virtualmente através de plataformas como o Microsoft Teams, Google Meet ou Zoom.
Pode navegar nas suas redes sociais, enquanto houve música em streaming, vê os seus programas de televisão favoritos ou vídeos descritivos, faz compras online ou vídeo chamadas com os seus amigos e família, tudo com acesso direto em Braille e um teclado braille de funcionamento intuitivo.
Com o poder do Android possui elevado desempenho, versatilidade e produtividade quando ligado a periféricos compatíveis, incluindo câmaras USB para videochamadas, reconhecimento de caracteres ou gravação vídeo direta, dispositivos áudio USB, tais como misturadores e microfones para produção áudio avançada, ratos, teclados e controladores de jogo.
Pode utilizar o assistente Google integrado para comandar o bloco de notas Braille por voz, descarregar a Alexa da Amazon ou outras aplicações de assistentes virtuais para controlar os dispositivos domésticos compatíveis, receber notícias ou meteorologia.
Pode abrir, ler e criar os seus próprios documentos, apresentações PowerPoint, folhas de cálculo, documentos PDF e livros digitais.
Através de aplicações de calendário e agenda pode controlar o seu dia a dia.
Damos a conhecer algumas das principais características dos blocos de notas de maior desempenho:
- Autónomos, permitindo utilizar inúmeras aplicações de produtividade, orientação e acessibilidade na escola, no trabalho e em casa;
- Pequenos e leves, mas com maior autonomia e excelente desempenho;
- Hardware de topo e alimentado pelas mais recentes versões Android;
- Processadores de alto desempenho para multitarefas e satisfação das aplicações mais exigentes;
- Maior capacidade de memória RAM, podendo chegar a ter 6GB;
- Maior capacidade de armazenamento, existem modelos que possuem 128GB;
- Permitem partilhar visualmente o ecrã com monitores ou projetores;
- Cartão SD para armazenamento e partilha de ficheiros;
- Bateria recarregável através de USB ou carregamento sem fios;
- Teclado estilo Perkins, teclas de função, tecla de Bloqueio, tecla de Modo, teclas de Controlo Multimédia, Botões de Volume e Botões de Energia;
- Ligaçção Wi-Fi, Bluetooth ou USB;
- Saída de Vídeo;
- GPS com acesso ao Google Maps, Google Drive ou outras aplicações de orientação: GPS/Glonass/Beidou/Galileo;
- Rádio FM;
- Câmara traseira com Autofocus e Flash LED para fotografia ou captura de documentos;
- Suportam a utilização de câmaras externas USB plug-and-play;
- Altifalantes stereo internos;
- Microfones stereo internos;
- Saída para auscultadores estéreo;
- Entrada para microfone estéreo;
- Sensores: Acelerómetro, Giroscópio, Magnetómetro (Bússola).
Os blocos de notas mais simplificados, como o Braille Telesoft Seika Mini S16, também possuem funcionalidades e características muito úteis
Os blocos de notas mais simplificados possuem o tamanho de um pequeno livro, permitindo ler e escrever em Braille as suas notas ou apontamentos.
Dependendo do modelo, pode controlar os seus dispositivos portáteis enquanto se desloca ligando-se via Bluetooth ao seu computador portátil ou telemóvel.
Pode utilizar de forma autónoma para fazer anotações, utilizar a calculadora e uma série de outras aplicações úteis.
Interagem com seu computador pessoal e tecnologias de apoio como:
- JAWS;
- Window-Eyes;
- NVDA;
- VoiceOver.
Damos a conhecer, como exemplo, as características específicas do bloco de notas Braille Telesoft Seika Mini S16
- Teclado estilo Perkins;
- Teclas de cursor acima de cada célula Braille;
- Teclas de função e navegação;
- Leitor de documentos - ficheiros BRL, BRF, BSE e TXT;
- Bloco de notas;
- Relógio;
- Calculadora;
- Gestor de ficheiros;
- Capacidade de visualização 16 células Braille de 8 pontos atualizáveis;
- 16 Teclas de cursor;
- 4 teclas de função, 2 teclas de navegação;
- Memória: 4GB (Cartão Micro SD incorporado);
- Interface: USB, Mini USB, ranhura para cartão Micro SD;
- Bateria: interna recarregável de lítio, até 10 horas de utilização da bateria (varia com o uso);
- Sistema operativo: Windows XP através do Windows 8 (32 ou 64 bits). iOS, Mac OS X;
- Estojo de transporte em pele e correia para o pescoço;
- Cabo USB para carregamento da bateria e transferência de dados do leitor de ecrã;
- Disco de memória USB;
Estas são algumas das características dos blocos de notas Braille.
Consoante as suas necessidades, deverá optar sempre pelo modelo que melhor se adapte à suas necessidades pessoais/profissionais.
Pode obter informação mais específica sobre os diversos modelos de blocos de notas na página Linhas Braille.
Verificadas as suas necessidades reais, informe-se sobre os apoios que pode obter na aquisição do produto de apoio.
Apoio na aquisição de produtos adaptados:
Verifique anualmente a sua necessidade em adquirir ou atualizar produtos de apoio.
Existem diversos tipos de ajudas para aquisição de produtos de apoio, nomeadamente o Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA).
"O SAPA é um sistema que contribui para a realização de uma política global, integrada e transversal de resposta às pessoas com deficiência ou com incapacidade temporária, de forma a compensar e atenuar as limitações de atividade e restrições de participação decorrentes da deficiência ou incapacidade temporária através, designadamente:
- Da atribuição de forma gratuita e universal de produtos de apoio;
- Da gestão eficaz da sua atribuição mediante, designadamente, a simplificação de procedimentos exigidos pelas entidades e a implementação de um sistema informático centralizado;
- Do financiamento simplificado dos produtos de apoio.
A quem se destina o SAPA
O SAPA destina-se a todas as pessoas com deficiência ou incapacidade temporária que necessitam de produtos de apoio ou que apresentam dificuldades específicas, suscetíveis, em conjugação com os fatores do meio que lhe possa limitar ou dificultar a atividade e a participação, em condições de igualdade e inclusão tendo em consideração o contexto de vida da pessoa."
(Fonte: https://www.inr.pt/sistema-de-atribuicao-de-produtos-de-apoio)
Onde obter a prescrição do produto de apoio:
- Nas unidades hospitalares, indicadas pelas Administrações Regionais de Saúde (ARS) - Após avaliação médico funcional e sociofamiliar;
- Nos Centros de Recursos TIC para a Educação Especial (CRTIC) - Para jovens e crianças com deficiência ou incapacidade em contexto escolar;
- Nas entidades credenciadas pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) para apoio à intervenção dos seus serviços de emprego na área da deficiência e da reabilitação profissional através de uma equipa técnica multidisciplinar;
- No Centro Especializado do Instituto da Segurança Social, I.P. da sua área de residência onde pode obter informação sobre a documentação a apresentar e respetivos procedimentos.
Pode obter esclarecimentos sobre a obtenção de produtos de apoio através do email de apoio do INR: produtosdeapoio@inr.mtsss.pt
O Instituto Nacional para a Reabilitação (I.N.R.) também disponibiliza o "Guia Prático: Os Direitos das Pessoas com Deficiência em Portugal".