#10 Vamos Falar Sobre... Identificação de Produtos para Cegos / Baixa Visão

11 de setembro de 2022

Vamos Falar Sobre... Identificação de Produtos. Fundo azul com símbolo de cego e etiqueta Braille.

São muitas as situações em que uma pessoa cega / com baixa visão não consegue identificar ou só consegue reconhecer parcialmente um objeto através do tato e da audição.

Um bom exemplo é a caixa de um CD que poderá conter música, vídeos, fotografias ou documentos, o seu conteúdo só será conhecido através da caixa se esta estiver identificada de forma acessível. O mesmo acontece quando uma pessoa com deficiência visual pretende conhecer o conteúdo de uma lata de alimentos sem a abrir, pois poderá conter os mais diversos tipos de produtos no seu interior, como feijão ou grão.

A identificação / rotulagem de artigos para cegos / baixa visão não é apenas uma questão de acessibilidade, mas também de segurança. Cria maior produtividade, conforto e segurança dentro de casa, no local de trabalho ou escola.

Os produtos de apoio para identificação de itens incluem etiquetas para baixa visão, leitores de etiquetas com voz (falantes), etiquetadoras em Braille, criação de relevos, classificadores, marcadores tácteis entre outros.

Para marcar aparelhos, produtos alimentares ou identificar vestuário, verifique as opções mais adequadas às suas características e necessidades.

Métodos e produtos de identificação / rotulagem para pessoas com deficiência visual

Identificação em Braille, Relevo ou Classificadores

Pistola Dymo de etiquetagem Braille

Existem diversas opções de identificação simplificada de produtos que são práticas e muito úteis:

  • Pistola DYMO de etiquetagem em Braille, pode identificar todo o tipo de artigos como CD's ou dossiers;
  • Etiquetas magnéticas utilizando etiquetas autocolantes PenFriend sobre uma base magnética, facilmente são colocadas e reutilizadas em latas e outros produtos de metal;
  • Criação de etiquetas em relevo com a máquina de criação de relevos HARPO PIAF, podem identificar partes de um jogo ou funcionalidades de um equipamento;
  • Elásticos à volta da embalagem, ajudam a distinguir, por exemplo, um shampoo de um amaciador;
  • Plástico líquido, para criar relevos e marcas tácteis nos seus aparelhos, jogos e artigos;
  • Classificadores de meias, para facilitar a organização e combinar meias;
  • Bolhas táteis, para marcação de eletrodomésticos para uma utilização correta e segura;
  • Pontos táteis de diferentes formas e cores, para marcar os ajustes e funções na sua máquina de lavar roupa, botões num comando à distância, ajustes num forno ou teclas importantes no teclado do seu computador.

Dispositivos com Tecnologia Acessível

Apesar dos métodos de identificação e rotulagem simplificados serem muito úteis, a evolução da tecnologia permite agora criar etiquetas que permitem obter informação de forma mais prática, acessível e completa.

Leitor ótico de etiquetas LEO

Leitor ótico de etiquetas preto com ponta e botões cinzentos, led de sinalização verde

O Leitor ótico de etiquetas LEO é um pequeno dispositivo de mão com etiquetas áudio através das quais reproduz as mensagens de voz gravadas sobre um artigo.

A informação desejada é reproduzida quando o dispositivo é colocado junto da etiqueta.

Características:

  • Aplica-se a múltiplas áreas, como o ensino ou a adaptação de produtos;
  • Permite gravar e associar mensagens a etiquetas;
  • Número ilimitado de etiquetas;
  • 2GB de memória interna que suportam até 120 horas de gravação;
  • Possibilidade de adicionar um cartão micro SD para expandir a capacidade de gravação;
  • Porta USB para ligação a um computador: permite a cópia bidirecional de ficheiros de voz entre o leitor e o computador;
  • Ficha para ligação de auscultadores (privacidade);
  • O conjunto inicial inclui 9 etiquetas laváveis para roupa e 60 para uso geral;
  • Etiquetas com marcas em relevo para uma fácil localização;
  • Desliga-se automaticamente durante os períodos de inatividade;
  • Volume de som ajustável;
  • Multilingue: português, espanhol, inglês, francês, bem como alteração de tonalidade;
  • Estão disponíveis Etiquetas adicionais: conjuntos de 72 etiquetas laváveis ou 160 etiquetas de uso geral.

PenFriend 3 - Leitor e gravador de etiquetas de voz (falante)

Leitor de etiquetas preto com quatro botões amarelos, com etiquetas de vários tamanhos e cores

Etiquete facilmente os seus artigos com etiquetas áudio discretas e com a sua voz utilizando o leitor / gravador de etiquetas com voz RNIB PenFriend3.

Basta gravar as suas próprias etiquetas de voz e juntá-las a uma vasta gama de artigos em sua casa, na escola ou no trabalho.

Quando precisar de identificar o item, basta colocar o PenFriend 3 na etiqueta e este irá reproduzir a sua gravação! Também pode ser utilizado como leitor de música MP3 e leitor de audiolivros.

As etiquetas, que podem ser reutilizadas e regravadas, podem ser anexadas a produtos ou vestuário.

Características:

  • Memória interna: 8GB de memória interna, armazena até 250 horas de gravações;
  • A memória é expansível por cartão SD até 16GB;
  • Cada etiqueta guarda uma mensagem até uma hora de duração;
  • Pode gravar novas mensagens em qualquer etiqueta para as reutilizar sempre que possível;
  • Fornecido com 127 etiquetas únicas;
  • Quatro botões de operação táctil amarelos de alto contraste.

Tire o máximo partido das suas etiquetas PenFriend

Etiquetas reutilizáveis

Para artigos consumíveis - alimentos, artigos de higiene pessoal, medicamentos, etc. - vale a pena fazer etiquetas reutilizáveis com as suas etiquetas adesivas RNIB PenFriend.

Anexe etiquetas a quadrados recortados de plástico ou cartão que podem ser afixados em caixas e garrafas. Ou faça um furo no plástico ou cartão, passe uma fita elástica e fixe-a a recipientes usando a fita.

Faça quatro etiquetas pequenas a partir de uma etiqueta grande.

Se tiver vários artigos a rotular que sejam iguais, tais como quatro latas de feijão cozido, pode gravar a mensagem numa etiqueta grande, depois cortar essa etiqueta em quatro etiquetas mais pequenas e prendê-las às quatro latas.

Coloque-as em contraste

Se desejar criar algum contraste entre a etiqueta e a superfície a que a está a fixar, pode colorir nas etiquetas. Ou lhes dá um contorno ou pinte por completo.

Etiquetas impermeáveis

Pode impermeabilizar as suas etiquetas selando-as dentro de uma carteira impermeável. Podem ser registadas antes ou depois de as ter impermeabilizado.

Na cozinha

Não se limite a rotular o conteúdo de uma garrafa, frasco, embalagem ou lata - também pode adicionar datas de validade, instruções de cozedura, informações dietéticas, a data em que colocou algo no congelador ou uma mensagem de "Tire as mãos de cima" para proteger o seu esconderijo de chocolate dos filhos.

Pode criar o seu próprio livro de receitas ou cartões usando as etiquetas e um caderno de notas ou cartões de arquivamento.

Rótulos reutilizáveis

Fixe etiquetas a ímanes para que possam ser facilmente colocadas em recipientes metálicos para alimentos e deslocadas para outro recipiente quando necessário.

Anexe etiquetas às tampas dos frascos, de modo que quando terminar um frasco de compota e comprar o seu próximo frasco, possa simplesmente trocar as tampas.

Rotulagem de alimentos a congelar

As etiquetas áudio RNIB PenFriend são adequadas para utilização no congelador, sem necessidade de qualquer impermeabilização adicional.

Fixar as etiquetas a clips de sacos de congelação ou fazer uma etiqueta reutilizável em cartão ou plástico e colá-la, ou colocá-la no interior da embalagem.

Para animais de estimação

Os seus amigos peludos e com penas também podem beneficiar do seu RNIB PenFriend.

Adicione datas de validade e informações dietéticas aos recipientes de comida do seu animal ou coloque notas sobre qualquer medicação prescrita pelo veterinário. Pode incluir detalhes sobre a data em que foi prescrito, as instruções de dosagem e aplicação, juntamente com detalhes sobre para que serve o medicamento e quaisquer disposições especiais para o tomar, tais como "apenas com comida seca" ou "duas gotas diárias em tigela de água".

Roupa

Adicionar etiquetas de roupa laváveis RNIB PenFriend aos artigos de roupa para gravar instruções de lavagem e cuidados e detalhes de cor e padrão. Pode até lembrar-se que outros artigos de roupa e acessórios combinam na perfeição.

Para garantir que o adesivo da etiqueta PenFriend está totalmente colocado, cole-o na etiqueta da roupa sempre que possível. Cada etiqueta resistirá a mais de 50 lavagens a 50 graus, mas não deve ser lavada a seco.

Medicamentos

Registar uma etiqueta para lhe dizer quando o medicamento foi prescrito ou distribuído, instruções de armazenamento, data de validade, as instruções de dosagem e aplicação, detalhes sobre o que é o medicamento, e quaisquer arranjos especiais para o tomar - tais como com alimentos ou hora do dia. É particularmente útil fazer rótulos reutilizáveis se receber receitas repetidas para qualquer medicação.

Leve o seu RNIB PenFriend aos médicos ou à farmácia, para que uma mensagem sobre o medicamento e as instruções para o tomar possa ser registada na altura.

Produtos de beleza

Adicione etiquetas aos seus perfumes, hidratantes, loções de barbear e produtos para o cabelo, etc. Organize a sua bolsa de maquilhagem e adicione detalhes sobre as cores, nomes e marcas dos seus batons, sombras, rímel, bases e esmaltes.

Jardinagem

Identifique facilmente plantas ou vegetais adicionando etiquetas impermeáveis e reutilizáveis com nomes e instruções de cuidado. Enrolar a faixa elástica à volta da planta ou uma cana de bambu. Se as plantas estiverem sub-cobertas, numa estufa por exemplo, pode colar a etiqueta diretamente no vaso, tabuleiro ou marcador de plantas.

Etiquete os seus pacotes de sementes, para que possa distinguir as suas sementes. Incluir instruções sobre tempos de plantio, profundidade de plantio, condições de cultivo e qualquer melhor antes ou datas de utilização, juntamente com instruções de armazenamento.

Utilização como anotador portátil

Grave a sua mensagem e acompanhe-a colocando a etiqueta atribuída num pequeno bloco de notas ou na sua agenda. O porta-chaves com quatro pontos de gravação é também perfeito para a tomada de notas.

Gestão de compras e dinheiro

Na loja

O RNIB PenFriend pode facilmente ser levado consigo quando faz compras. À medida que circula pela loja, adicione etiquetas reutilizáveis aos artigos à medida que estes são colocados no seu carrinho ou cesto. Ao comprar artigos elétricos, peça assistência na loja para etiquetar os comandos e fichas remotas.

A sua mala ou carteira

Etiquete os bolsos do cartão de crédito na sua bolsa ou carteira para que possa facilmente encontrar o cartão com o qual deseja pagar.

Ao pagar compras através do telefone utilizando o seu cartão de crédito ou débito, é útil ter os detalhes do cartão à mão. Isto pode ser feito anexando três autocolantes ao seu telefone; o primeiro autocolante contém o número do seu cartão, o segundo a data de validade e o terceiro contém o código de segurança de três dígitos da parte de trás do seu cartão. Para quem estiver a olhar para o seu telefone são apenas três autocolantes, no entanto, para segurança, certifique-se de que não deixa o seu RNIB PenFriend junto ao seu telefone.

Listas de compras

Utilize o porta-chaves ou coloque uma grande etiqueta na parte de trás do seu telemóvel, para que possa fazer uma rápida lista de compras quando estiver fora. Ou pode juntar etiquetas a uma folha magnética ou cartão de índice e mantê-la no frigorífico e adicionar-lhe artigos até estar pronto para ir às lojas.

Na escola

Rotular equipamento e recursos como gavetas de armazenamento de material de arte e materiais didáticos.

Usar com crianças com necessidades mais específicas que gostam de ouvir e descobrir muitos sons diferentes e ouvir a sua própria voz. Fazer muitas gravações e colocá-las num livro ao qual a criança possa aceder por si própria, se for capaz de segurar a caneta sobre as etiquetas, ou com assistência.

Os alunos podem utilizar o seu RNIB PenFriend para ajudar a organizar os seus trabalhos de curso, adicionar entradas ao seu diário de trabalhos de casa e aceder aos horários das aulas.

Instrumentos musicais

Alguns instrumentos musicais, tais como teclados, têm numerosas teclas e controlos; todos eles podem ser etiquetados para identificar notas e detalhes de funções. Isto pode ser útil para principiantes quando aprendem a tocar instrumentos.

Conheça as etiquetas para o Penfriend

Escolha os produtos de apoio certos para suas necessidades

Informe-se sobre os produtos que mais se adequam às suas necessidades, não só de acordo com o seu nível de deficiência, mas também tendo em conta as funcionalidades de que realmente necessita para a sua atividade diária.

Verificadas as suas necessidades reais, informe-se sobre os apoios que pode obter na aquisição de produtos de apoio.

Ajudas técnicas para aquisição de produtos de apoio

Verifique anualmente a sua necessidade em adquirir ou atualizar produtos de apoio.

Existem diversos tipos de ajudas para aquisição de produtos de apoio, nomeadamente o Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA).

"O SAPA é um sistema que contribui para a realização de uma política global, integrada e transversal de resposta às pessoas com deficiência ou com incapacidade temporária, de forma a compensar e atenuar as limitações de atividade e restrições de participação decorrentes da deficiência ou incapacidade temporária através, designadamente:

  1. Da atribuição de forma gratuita e universal de produtos de apoio;
  2. Da gestão eficaz da sua atribuição mediante, designadamente, a simplificação de procedimentos exigidos pelas entidades e a implementação de um sistema informático centralizado;
  3. Do financiamento simplificado dos produtos de apoio.

A quem se destina o SAPA

O SAPA destina-se a todas as pessoas com deficiência ou incapacidade temporária que necessitam de produtos de apoio ou que apresentam dificuldades específicas, suscetíveis, em conjugação com os fatores do meio que lhe possa limitar ou dificultar a atividade e a participação, em condições de igualdade e inclusão tendo em consideração o contexto de vida da pessoa."

(Fonte: Instituto Nacional para a Reabilitação)

A Segurança Social recomenda os seguintes passos para a obtenção de produtos de apoio no âmbito do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA)

  • "Em primeira instância, deverá recorrer ao aconselhamento de uma equipa especializada de um Centro Especializado e prescritor de produtos de apoio ou de um Centro de Saúde, no sentido de fazer um levantamento das suas necessidades, através de avaliação da sua situação, com a perspetiva de prescrição dos produtos de apoio;
  • A solicitação de concessão de apoio financeiro para aquisição de produto(s) de apoio deve ser entregue, pelo próprio ou pelo seu representante legal, junto do Centro Distrital da área de residência da Pessoa com deficiência ou incapacidade, mediante a apresentação da Ficha de Prescrição de Produtos de Apoio, de acordo com o modelo em vigor, acompanhada da documentação necessária, que se encontra identificada no Guia Prático - Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA), disponível na coluna lateral direita desta página;
  • Para os cidadãos que residam no concelho de Lisboa a instrução dos processos individuais para o financiamento de produtos de apoio é efetuado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no âmbito do protocolo celebrado com o ISS, IP;
  • Os procedimentos necessários à operacionalidade do processo de atribuição dos produtos de apoio, nomeadamente: a verificação dos requisitos de acesso, a verificação das condições de concessão e de priorização, a definição dos critérios de atribuição, de prazos de instrução, análise e decisão e do pagamento, e a definição das responsabilidades e compromissos da pessoa a quem é concedido o apoio, bem como outras situações específicas, são definidas pelo Conselho Diretivo do ISS, IP;
  • A análise do processo será sujeita à verificação da necessidade e/ou impacto que o produto de apoio terá para o cidadão, no contexto da sua vida quotidiana."

A Segurança Social disponibiliza informação sobre os procedimentos necessários para obter financiamento de produtos de apoio através do Instituto da Segurança Social, I.P., no âmbito do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA)

(Fonte/Obtenha mais informação: Segurança Social)

Onde obter as ajudas técnicas e a prescrição do produto de apoio:

  • Nas unidades hospitalares, indicadas pelas Administrações Regionais de Saúde (ARS) - Após avaliação médico funcional e sociofamiliar;
  • Nos Centros de Recursos TIC para a Educação Especial (CRTIC) - Para jovens e crianças com deficiência ou incapacidade em contexto escolar;
  • Nas entidades credenciadas pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) para apoio à intervenção dos seus serviços de emprego na área da deficiência e da reabilitação profissional através de uma equipa técnica multidisciplinar;
  • No Centro Especializado do Instituto da Segurança Social, I.P. da sua área de residência onde pode obter informação sobre a documentação a apresentar e respetivos procedimentos.

Pode obter esclarecimentos sobre a obtenção de produtos de apoio através do email de apoio do INR: produtosdeapoio@inr.mtsss.pt

O Instituto Nacional para a Reabilitação (I.N.R.) também disponibiliza o "Guia Prático: Os Direitos das Pessoas com Deficiência em Portugal".

Subscreva a Newsletter da MegaPontes

Ao subscrever a nossa newsletter receberá de forma regular informação sobre as melhores promoções, tecnologias e produtos de apoio para cegos/pessoas com deficiência visual:

Mapa do Site