#3 Vamos Falar Sobre... Leitores Autónomos Portáteis / Daisy e Multimédia
18 de julho de 2022
Quando os audiolivros surgiram, eram ouvidos através de discos ou em leitores de fita magnética. Estes permitiam ouvir o livro, mas, a sua utilização e navegação pelos conteúdos não era prática.
Com a evolução da tecnologia e a criação do formato digital, os audiolivros passaram a poder ser lidos/ouvidos através de equipamentos autónomos e leitores multimédia, como os computadores, CDs, telemóveis e leitores adaptados, o que permitiu uma grande evolução ao nível da acessibilidade e experiência de utilização.
Os audiolivros digitais permitem agora aos utilizadores navegar por capítulos, saltar diretamente para determinada página, efetuar marcações e muitas outras funcionalidades úteis.
O formato digital, possibilitou a criação de audiolivros nos mais diversos tipos de ficheiros multimédia como o MP3, WAV, OGG, M4A e outros.
Audiolivros em formato Daisy
O formato DAISY surgiu para possibilitar uma experiência de leitura muito mais próxima da do leitor normovisual ao ler um livro impresso, permitindo uma leitura mais acessível, flexível e navegável: Navegação por capítulo, secção, subsecção, página, ler ou saltar notas em rodapé, barras laterais ou informações adicionais.
Os audiolivros em formato Daisy podem incluir a reprodução áudio, o conteúdo textual completo e as imagens, disponibilizando múltiplas experiências sensoriais aos leitores como o acesso à informação das imagens que se encontram fora da narração ou a visualização do texto em alfabeto Braille através do seu tradutor.
O formato DAISY é também uma norma internacional para audiolivros digitais.
Leitores Autónomos Portáteis
Existindo a possibilidade de reproduzir audiolivros em computador ou telemóvel, os leitores autónomos portáteis distinguem-se por serem equipamentos mais práticos, simples, acessíveis e permitem maior liberdade de utilização, pois estão adaptados para satisfazer as necessidades particulares de acesso à informação e leitura dos cegos/pessoas com baixa visão.
Possuem teclados adaptados e diversas funcionalidades que proporcionam acessibilidade e uma experiência de leitura verdadeira, permitindo aos utilizadores aumentar ou diminuir a velocidade da leitura sem perder a qualidade de som, assim como escolher o seu narrador favorito.
Os leitores multimédia autónomos portáteis atuais permitem ouvir e guardar os seus livros/documentos em formato Daisy e numa grande variedade de outros formatos de audiolivro, assim como, gravar anotações, ouvir podcasts e rádio web.
Leitores autónomos portáteis simplificados, como o Vinvision Evo E10, disponibilizam melhor acessibilidade e simplicidade de funcionamento
O Vinvision Evo E10, é um leitor Daisy/multimédia que possui síntese de voz para as funções do dispositivo, navegação, leitura de documentos de texto e ligação Wi-Fi para a escuta de podcasts e rádio por internet.
O seu design a duas cores, em contraste, tem o objetivo de proporcionar uma melhor visualização dos botões facilitando a sua utilização a pessoas com baixa visão.
As suas teclas grandes e acessíveis tornam o dispositivo fácil de manusear e a entrada para cartão SD maior permite aos utilizadores cegos/pessoas com deficiência visual encontrarem facilmente o cartão de memória.
Características do Vinvision Evo E10
- Suporta Daisy 2.0.2, Daisy 3.0;
- 8GB de memória interna, memória externa até 32GB;
- Navegação por voz para cada etapa de operação;
- Marca tátil em cada botão;
- Desenho de cores contrastantes para deficientes visuais e utilizadores seniores;
- Recetor de rádio FM;
- Ligação com unidade flash;
- Formatos de ficheiros suportados: TXT, DOC/DOCX, HTM, HTML, EPUB, PDF, etc;
- Formatos de áudio/multimédia suportados: MP3, WMA, WAV, FLAC, APE, ACC, OGG, RA, M4A, etc;
- Formato de vídeo suportado: RM, RMVB, AVI, MP4, 3GP, MOV, WMV, FLV, MPG, MPEG, DAT, etc;
- Gravador: Gravação de alta qualidade, microfone incorporado, microfone externo, gravação em linha para escolha, cancelamento de ruído suportado;
- Hora, data, ano por voz;
- 5 conjuntos de Alarmes;
- Lembrete de voz e memorando de voz;
- Bússola com voz, calculadora com voz, calcula o tempo decorrido entre dois eventos e informa por voz;
- Interface USB 2.0;
- Aplicação do DODP ligada à Biblioteca Digital, ler livros em linha ou descarregar livros para bibliotecas individuais;
- Atualização de software online, uma vez lançada a última atualização, o utilizador pode verificar a atualização e fazê-la facilmente, sem necessidade de ligação ao PC.
Os leitores autónomos portáteis avançados, como o HIMS Blaze ET, permitem maior autonomia e funcionalidades de topo
O Blaze ET é um leitor DAISY/multimédia autónomo avançado com captura de textos impressos, reconhecimento de carateres (OCR), audiolivros, documentos em formato digital, música, podcasts, gravação e diversas outras funcionalidades, estabelecendo um novo padrão para os leitores portáteis DAISY.
Os utilizadores têm acesso a leitores de livros de bolso integrados e câmara com reconhecimento de carateres texto-para-voz para capturar e ler em voz alta documentos impressos.
A sua câmara em conjunto com a funcionalidade avançada de reconhecimento de carateres (OCR), permite captar artigos de revista, livros de biblioteca, menus de restaurante e muito mais - tudo com o toque de um único botão. A câmara autofócus integrada assegura uma imagem de alta qualidade para um reconhecimento de carateres preciso.
Possui um teclado numérico acessível, bem como várias aplicações incorporadas, incluindo Calculadora, Memo e Dicionário.
Reproduz audiolivros, ficheiros de música e multimédia da sua memória interna ou cartão SD, e liga-se através do Wi-Fi incorporado para aceder a meios de comunicação em rede, podcasts e rádio via Internet.
Suporta mais de 20 formatos de ficheiros incluindo formatos de BookShare, NLS e Learning Ally, e também reproduz a sua música ou podcasts favoritos.
Permite criar gravações de alta qualidade usando o microfone interno, microfone estéreo externo / entrada estéreo e desfrutar de rádio ao vivo usando o rádio FM incorporado.
Caraterísticas e Destaques do Blaze ET
- Reproduz ficheiros DAISY, música e ficheiros de livros áudio;
- Captura e leitura autónoma de reconhecimento de carateres com um único botão;
- Controlos e sistema de arquivo avançados, mas fáceis de usar;
- Permite ler e reproduzir uma variedade de ficheiros incluindo DAISY, TXT, BRL, MP3, MP4, WAV, WMA, WMV, OGG, ASF, AAC, AVI, FLAC, 3GP, MPG, M4A TXT, RTF, HTML, HTM, XML, DOC, DOCX, PDF, EPUB, FB2, PDF, e mais...
- O WiFi incorporado permite aceder a audiolivros DAISY online, e-books, podcasts, rádio via Internet e muito mais;
- Gravação áudio de alta qualidade através do microfone interno, microfone externo (não incluído) ou linha de entrada estéreo;
- Memória flash interna de 12 GB;
- 12 horas de duração da bateria.
Os Leitores Autónomos Portáteis por Scanner, como o Koba EasyReader, permitem uma experiência de leitura de textos impressos única
O EasyReader é um dispositivo que utiliza o scanner incorporado para ler textos de forma autónoma, rápida e precisa: desde correio, revistas, jornais ou livros. Em poucos segundos pode ouvir todos os seus textos impressos, lidos por uma voz natural.
O dispositivo é muito fácil de usar, sem problemas de incidência de luz, posicionamento da página ou qualidade do papel, sendo sem dúvida a solução mais precisa para ler os seus textos.
Com o EasyReader, a luz e a sombra não têm impato. Os livros pesados podem ser facilmente pressionados para baixo e a página é sempre posicionada de forma ideal porque as margens do scanner são perfeitamente percetíveis. Além disso, o scanner oferece a mais alta resolução possível, permitindo uma leitura perfeita de documentos como os folhetos informativos de medicamentos.
Leitor de texto para voz simples, mas completo
O EasyReader é muito simples. O número limitado de botões com mensagens de ajuda por voz permite uma utilização muito fácil. O volume, a velocidade de leitura, o estado da bateria e a navegação têm uma operação muito acessível.
É ideal para utilização em escritórios, escolas e bibliotecas, possibilitando acessibilidade aos livros e documentos, proporcionando espaços de trabalho e leitura inclusivos.
Oferece uma navegação completa, por letra, palavra, frase, linha, bloco de texto e nível de página. Foi concebido de modo a poder operar o scanner e a leitura como um leitor Daisy.
O EasyReader permite-lhe digitalizar a página inteira sem perder os mais pequenos detalhes
A câmara determina rapidamente a posição inicial por si mesma e faz um scan rápido, de uma parte ou da totalidade do texto que deve ser lido. Desta forma, pode rapidamente decidir por si próprio o que quer ler e não tem de esperar pelo dispositivo.
Além disso, permite digitalizar a página em busca de texto, espaços brancos e imagens. Devido à técnica única de posicionamento, os textos tornam-se ainda mais acessíveis.
Um leitor/scanner de documentos realmente autónomo, portátil e leve
A bateria integrada permite 7 horas de leitura sem qualquer necessidade de ligar à corrente.
A caixa de alumínio torna o dispositivo mais leve e sólido, sendo perfeitamente possível a sua utilização fora de casa ou do escritório. Pode digitalizar facilmente textos nos mais diversos locais, transportando o leitor de documentos sem ocupar qualquer espaço adicional.
Leitura de textos rápida e precisa
Com um toque no botão de digitalização, o EasyReader irá acionar o scanner e ler-lhe o texto em segundos, através do seu sintetizador de voz ou possibilitando a leitura Braille através da ligação USB a uma linha Braille.
O dispositivo é muito preciso e transfere todo o texto para uma voz natural. O software de reconhecimento de carateres torna o reconhecimento de voz ainda mais rápido.
O som digital proporciona uma melhor qualidade de voz
Os textos são lidos com uma qualidade de som digital cristalina. As vozes soam naturalmente e são agradáveis de ouvir.
O EasyReader oferece uma gama ampla de vozes. Pode escolher entre as vozes de alta qualidade no Nuance Vocalizer ou as novas vozes cristalinas no Acapela.
Possui uma tomada de auscultadores que lhe permite ouvir sem perturbação e com atenção.
Gestão de documentos e leitura de ficheiros externos
O EasyReader pode ler ficheiros PDF a partir de uma pen USB. Além disso, também exporta textos para um leitor de MP3 ou pen USB. Basta ligar e o EasyReader perguntar-lhe-á automaticamente o que deve fazer.
Se ainda quiser mais opções, pode utilizar o teclado opcional para guardar no disco rígido, leitor de MP3 ou pen USB. Poderá então simplesmente ouvir os textos noutra altura posterior.
Leitura de livros e documentos em Braille
Ao ligar a sua linha Braille, o EasyReader irá converter o texto digitalizado pelo scanner em carateres do alfabeto Braille (OCR / tradutor Braille). Todas as mensagens são exibidas em Braille para tornar o EasyReader totalmente operacional para os deficientes visuais.
Especificações do EasyReader
- Modos de digitalização:
- Com reconhecimento de coluna
- Sem reconhecimento de coluna
- Orientação da página
- Navegação:
- Ortografia
- Palavra
- Sentença
- Linha
- Bloco
- Página
- Vozes e línguas:
- 96 vozes/34 línguas (Nuance Vocalizer e Acapela)
- Pacote opcional de língua árabe e hebraica
- Detecção automática da língua
- Gestão de documentos:
- Importar ficheiros PDF a partir de USB
- Exportação para USB em formato txt, mp3 e jpeg
- Teclado de armazenamento opcional para importação e exportação
- Permite leitura Braille através de ligação USB:
- Bateria Lion-Ion (Autonomia: 7 horas, Tempo de carga: 4 horas)
Estas são algumas das características dos leitores autónomos portáteis.
Consoante as suas necessidades, deverá optar sempre pelo modelo/equipamento que melhor se adapte à suas necessidades pessoais/profissionais.
Pode obter informação mais específica sobre os diversos modelos de leitores autónomos na página Leitores Autónomos.
Verificadas as suas necessidades reais, informe-se sobre os apoios que pode obter na aquisição do produto de apoio.
Ajudas técnicas para deficientes - aquisição de produtos de apoio para pessoas com deficiência
Verifique anualmente a sua necessidade em adquirir ou atualizar produtos de apoio.
Existem diversos tipos de ajudas para aquisição de produtos de apoio, nomeadamente o Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA).
"O SAPA é um sistema que contribui para a realização de uma política global, integrada e transversal de resposta às pessoas com deficiência ou com incapacidade temporária, de forma a compensar e atenuar as limitações de atividade e restrições de participação decorrentes da deficiência ou incapacidade temporária através, designadamente:
- Da atribuição de forma gratuita e universal de produtos de apoio;
- Da gestão eficaz da sua atribuição mediante, designadamente, a simplificação de procedimentos exigidos pelas entidades e a implementação de um sistema informático centralizado;
- Do financiamento simplificado dos produtos de apoio.
A quem se destina o SAPA
O SAPA destina-se a todas as pessoas com deficiência ou incapacidade temporária que necessitam de produtos de apoio ou que apresentam dificuldades específicas, suscetíveis, em conjugação com os fatores do meio que lhe possa limitar ou dificultar a atividade e a participação, em condições de igualdade e inclusão tendo em consideração o contexto de vida da pessoa."
(Fonte: Instituto Nacional para a Reabilitação)
A Segurança Social recomenda os seguintes passos para a obtenção de produtos de apoio no âmbito do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA)
- "Em primeira instância, deverá recorrer ao aconselhamento de uma equipa especializada de um Centro Especializado e prescritor de produtos de apoio ou de um Centro de Saúde, no sentido de fazer um levantamento das suas necessidades, através de avaliação da sua situação, com a perspetiva de prescrição dos produtos de apoio;
- A solicitação de concessão de apoio financeiro para aquisição de produto(s) de apoio deve ser entregue, pelo próprio ou pelo seu representante legal, junto do Centro Distrital da área de residência da Pessoa com deficiência ou incapacidade, mediante a apresentação da Ficha de Prescrição de Produtos de Apoio, de acordo com o modelo em vigor, acompanhada da documentação necessária, que se encontra identificada no Guia Prático - Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA), disponível na coluna lateral direita desta página;
- Para os cidadãos que residam no concelho de Lisboa a instrução dos processos individuais para o financiamento de produtos de apoio é efetuado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no âmbito do protocolo celebrado com o ISS, IP;
- Os procedimentos necessários à operacionalidade do processo de atribuição dos produtos de apoio, nomeadamente: a verificação dos requisitos de acesso, a verificação das condições de concessão e de priorização, a definição dos critérios de atribuição, de prazos de instrução, análise e decisão e do pagamento, e a definição das responsabilidades e compromissos da pessoa a quem é concedido o apoio, bem como outras situações específicas, são definidas pelo Conselho Diretivo do ISS, IP;
- A análise do processo será sujeita à verificação da necessidade e/ou impacto que o produto de apoio terá para o cidadão, no contexto da sua vida quotidiana."
A Segurança Social disponibiliza informação sobre os procedimentos necessários para obter financiamento de produtos de apoio através do Instituto da Segurança Social, I.P., no âmbito do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA)
(Fonte/Obtenha mais informação: Segurança Social)
Onde obter as ajudas técnicas e a prescrição do produto de apoio:
- Nas unidades hospitalares, indicadas pelas Administrações Regionais de Saúde (ARS) - Após avaliação médico funcional e sociofamiliar;
- Nos Centros de Recursos TIC para a Educação Especial (CRTIC) - Para jovens e crianças com deficiência ou incapacidade em contexto escolar;
- Nas entidades credenciadas pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) para apoio à intervenção dos seus serviços de emprego na área da deficiência e da reabilitação profissional através de uma equipa técnica multidisciplinar;
- No Centro Especializado do Instituto da Segurança Social, I.P. da sua área de residência onde pode obter informação sobre a documentação a apresentar e respetivos procedimentos.
Pode obter esclarecimentos sobre a obtenção de produtos de apoio através do email de apoio do INR: produtosdeapoio@inr.mtsss.pt
O Instituto Nacional para a Reabilitação (I.N.R.) também disponibiliza o "Guia Prático: Os Direitos das Pessoas com Deficiência em Portugal".