#7 Vamos Falar Sobre... Máquinas para Escrita Braille

22 de agosto de 2022

Vamos Falar Sobre... Máquinas para escrita Braille. Fundo azul com imagem de uma Brailler a branco.

As máquinas de escrita Braille tornam muito mais rápido e acessível o processo de escrita Braille e eliminam algumas das dificuldades da escrita Braille manual, como o alinhamento do papel, permitindo que os caracteres em Braille sejam gravados da mesma forma que são lidos.

Devido à necessidade de serem equipamentos fiáveis e eficazes, surgiram máquinas robustas de elevada qualidade, permitindo um uso pessoal, escolar ou profissional intensivo.

A evolução da tecnologia possibilitou a criação de equipamentos eletrónicos pedagógicos, vocacionados para a aprendizagem da leitura e escrita Braille, permitindo a alunos e professores um elevado nível de interação.

Perkins Brailler

Desde a sua invenção, em 1951, a Perkins Brailler tornou-se a máquina de escrita Braille mais utilizada em todo o mundo.

A sua elevada qualidade de construção, em caixa metálica de corpo fechado ( limitando o desgaste e a acumulação de sujidades) faz com que a Perkins Brailler seja uma máquina muito robusta.

O seu teclado ergonómico tornou-se padrão por permitir uma escrita simples, rápida e eficaz, sendo atualmente utilizado nos mais diversos tipos de dispositivos, desde as máquinas mecânicas para escrita Braille às mais avançadas linhas Braille portáteis com bloco de notas.

Máquina para escrita mecânica de Braille Perkins Classic | BM36

Máquina para Escrita Braille Perkins mecânica azul

A Perkins Classic é uma máquina de escrita mecânica de Braille durável que pode ser utilizada por pessoas de todas as idades.

O amplo comprimento do papel acomoda matemática complexa, escrita de notas e outras atividades de alfabetização, desde a aprendizagem precoce até à idade adulta.

Uma máquina simples e eficaz:

  • Corpo de metal com acabamento de esmalte;
  • Teclado ergonómico para facilidade de digitação;
  • 42 células por linha, 25 linhas por página;
  • A campainha toca sete espaços antes do fim da linha;
  • Ajustes totais das margens direita e esquerda para acomodar qualquer tamanho de papel e centralização da linha.

Máquina para escrita mecânica de Braille expandido Perkins Jumbo

A Perkins Jumbo, máquina para escrita mecânica de Braille expandido, possui as mesmas características da Perkins Classic, com a diferença de possuir células Braille ampliadas, possibilitando melhor facilidade de leitura para pessoas que têm dificuldade a ler o Braille padrão.

Máquinas elétricas para escrita Braille

As máquinas elétricas para escrita Braille possuem tecnologias de apoio que possibilitam uma utilização mais acessível e maior produtividade, permitindo editar, guardar e transferir documentos em Braille para ficheiros de texto digitais.

Máquina elétrica para escrita Braille Perkins Smart Brailler

Máquina para Escrita Braille Perkins elétrica vermelha com ecrã LCD e teclado Perkins

A Perkins Smart Brailler é uma máquina para escrita Braille inteligente, com teclado Perkins, ligação USB para transferência de ficheiros e um mostrador LCD que permite visualizar o seu funcionamento e o processo de escrita.

Possui características muito úteis para a aprendizagem Braille:

  • Acelera a aprendizagem: incentiva a aprendizagem multissensorial através de feedback visual, táctil e auditivo, aumentando a capacidade do aluno para processar novas informações e tornando a aprendizagem divertida;
  • Integra-se com outras tecnologias: edita, guarda e transfere documentos em Braille para ficheiros de texto digitais via USB, permitindo que professores ou pais leiam o documento num computador;
  • Envolve os utilizadores não-braille: permite uma melhor colaboração entre estudantes e professores ou pais através de informações no visor para espelhar o que está a ser escrito em Braille.

Mountbatten Brailler

Máquina eletrónica de escrita Braille Mountbatten Brailler com teclado estilo Perkins e visor LCD

A Mountbatten Brailler é uma máquina elétrica para escrita de Braille com saída de voz (falante), ligação a computador, edição, gravação, transferência, impressão de documentos e ligação IOS por Bluetooth.

Centro de aprendizagem Braille completo

A Montebatten Brailler pode ser utilizada por crianças e professores, desde a mais tenra infância até à universidade, oferece conectividade, recursos e software para apoiar as necessidades de ensino e educação flexíveis.

Envolve as crianças no processo de aprendizagem, fornece uma plataforma de pré-escrita, pré-literacia, e competências pré-computador, permitindo supervisionar e juntar-se ao que estão a fazer - quer conheça Braille ou não.

Características principais da Montebatten Brailler:
  • Teclado Braille fácil de digitar, confortável e destacável;
  • Operação guiada por menus, ecrã visual incorporado;
  • Voz - com opção de troca de língua por utilizador;
  • Impressão rápida e silenciosa em Braille, impressora a tinta ou laser opcional;
  • Impressão bidirecional e conversão em Braille, padrões APH;
  • Edição na página (função de apagar), teclado QWERTY opcional;
  • Comunicação USB ou sem fios com os principais dispositivos;
  • Capacidades gráficas em Braille;
  • Partilha de recursos, jogos e cenários na Internet;
  • Matemática, modo de música;
  • Memória praticamente ilimitada, ligação a armazenamento em nuvem.

A Mountbatten Brailler é o primeiro e único dispositivo Braille com Bluetooth® Smart Hard-Copy que comunica sem fios com dispositivos iOS Bluetooth® Smart Ready.

Harpo Jot-a-dot Brailler portátil para escrita Braille em papel

Máquina de escrita mecânica Braille portátil Jot-a-Dot com cinta para colocar ao pescoço

Até agora, as máquinas de escrita Braille não eram práticas para transportar. A Jot-a-Dot dá-lhe o melhor de dois mundos, combinando a portabilidade com a funcionalidade.

A Harpo Jot a Dot é uma máquina portátil para escrita mecânica de Braille em papel, com 20 células por linha.

Conhecida internacionalmente como o "Pocket Brailler", permite escrever notas Braille onde quer que se encontre:

  • É uma máquina de escrita Braille portátil - significa que pode escrever em qualquer lugar uma nota Braille em papel;
  • Entrada direta em Braille de seis pontos - para escrita Braille acessível, rápida e precisa;
  • Leitura Braille, pode ler enquanto escreve - basta virar a Jot-A-Dot;
  • Possui um suporte de leitura incorporado - mantém a Jot-A-Dot estável quando posicionada em superfícies.
  • Cinta conveniente para o pescoço - use a Jot-A-Dot para escrita Braille na ponta dos seus dedos;
  • Saiba onde se encontra a escrever - encontre a célula e a linha Braille atual através de indicadores tácteis;
  • Cores de alto contraste - identifique melhor, de forma fácil e acessível, as principais características;
  • Use o papel de forma descomplicada - o papel para a Jot-A-Dot pode ser encontrado em qualquer lugar;
  • A Jot-A-Dot permite a escrita regular em Braille do lado esquerdo da página para o direito, um grande avanço na escrita manual simples em Braille;
  • Tem indicadores de linha e de célula. O indicador de célula mostra a posição da cabeça de marcação Braille na linha. O indicador de linha dá um feedback instantâneo sobre a linha que está a escrever;
  • A construção numa só peça significa que não há peças que possam ser perdidas;
  • Pesa 350g - A Jot-A-Dot é facilmente transportada como um artigo pessoal por crianças ou adultos.

Na página Máquinas de Escrita Braille encontra informação sobre as características de outros modelos de máquinas para escrita Braille.

Escolha a máquina para escrita Braille certa para si

Informe-se sobre a máquina para escrita Braille que mais se adequa a si, não só de acordo com o seu nível de conhecimento, mas também tendo em conta as funcionalidades de que realmente necessita para a sua atividade diária, profissional e social.

Verificadas as suas necessidades reais, informe-se sobre os apoios que pode obter na aquisição de produtos de apoio.

Ajudas técnicas para deficientes - aquisição de produtos de apoio para pessoas com deficiência

Verifique anualmente a sua necessidade em adquirir ou atualizar produtos de apoio.

Existem diversos tipos de ajudas para aquisição de produtos de apoio, nomeadamente o Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA).

"O SAPA é um sistema que contribui para a realização de uma política global, integrada e transversal de resposta às pessoas com deficiência ou com incapacidade temporária, de forma a compensar e atenuar as limitações de atividade e restrições de participação decorrentes da deficiência ou incapacidade temporária através, designadamente:

  1. Da atribuição de forma gratuita e universal de produtos de apoio;
  2. Da gestão eficaz da sua atribuição mediante, designadamente, a simplificação de procedimentos exigidos pelas entidades e a implementação de um sistema informático centralizado;
  3. Do financiamento simplificado dos produtos de apoio.

A quem se destina o SAPA

O SAPA destina-se a todas as pessoas com deficiência ou incapacidade temporária que necessitam de produtos de apoio ou que apresentam dificuldades específicas, suscetíveis, em conjugação com os fatores do meio que lhe possa limitar ou dificultar a atividade e a participação, em condições de igualdade e inclusão tendo em consideração o contexto de vida da pessoa."

(Fonte: Instituto Nacional para a Reabilitação)

A Segurança Social recomenda os seguintes passos para a obtenção de produtos de apoio no âmbito do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA)

  • "Em primeira instância, deverá recorrer ao aconselhamento de uma equipa especializada de um Centro Especializado e prescritor de produtos de apoio ou de um Centro de Saúde, no sentido de fazer um levantamento das suas necessidades, através de avaliação da sua situação, com a perspetiva de prescrição dos produtos de apoio;
  • A solicitação de concessão de apoio financeiro para aquisição de produto(s) de apoio deve ser entregue, pelo próprio ou pelo seu representante legal, junto do Centro Distrital da área de residência da Pessoa com deficiência ou incapacidade, mediante a apresentação da Ficha de Prescrição de Produtos de Apoio, de acordo com o modelo em vigor, acompanhada da documentação necessária, que se encontra identificada no Guia Prático - Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA), disponível na coluna lateral direita desta página;
  • Para os cidadãos que residam no concelho de Lisboa a instrução dos processos individuais para o financiamento de produtos de apoio é efetuado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no âmbito do protocolo celebrado com o ISS, IP;
  • Os procedimentos necessários à operacionalidade do processo de atribuição dos produtos de apoio, nomeadamente: a verificação dos requisitos de acesso, a verificação das condições de concessão e de priorização, a definição dos critérios de atribuição, de prazos de instrução, análise e decisão e do pagamento, e a definição das responsabilidades e compromissos da pessoa a quem é concedido o apoio, bem como outras situações específicas, são definidas pelo Conselho Diretivo do ISS, IP;
  • A análise do processo será sujeita à verificação da necessidade e/ou impacto que o produto de apoio terá para o cidadão, no contexto da sua vida quotidiana."

A Segurança Social disponibiliza informação sobre os procedimentos necessários para obter financiamento de produtos de apoio através do Instituto da Segurança Social, I.P., no âmbito do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA)

(Fonte/Obtenha mais informação: Segurança Social)

Onde obter as ajudas técnicas e a prescrição do produto de apoio:

  • Nas unidades hospitalares, indicadas pelas Administrações Regionais de Saúde (ARS) - Após avaliação médico funcional e sociofamiliar;
  • Nos Centros de Recursos TIC para a Educação Especial (CRTIC) - Para jovens e crianças com deficiência ou incapacidade em contexto escolar;
  • Nas entidades credenciadas pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) para apoio à intervenção dos seus serviços de emprego na área da deficiência e da reabilitação profissional através de uma equipa técnica multidisciplinar;
  • No Centro Especializado do Instituto da Segurança Social, I.P. da sua área de residência onde pode obter informação sobre a documentação a apresentar e respetivos procedimentos.

Pode obter esclarecimentos sobre a obtenção de produtos de apoio através do email de apoio do INR: produtosdeapoio@inr.mtsss.pt

O Instituto Nacional para a Reabilitação (I.N.R.) também disponibiliza o "Guia Prático: Os Direitos das Pessoas com Deficiência em Portugal".

Subscreva a Newsletter da MegaPontes

Ao subscrever a nossa newsletter receberá de forma regular informação sobre as melhores promoções, tecnologias e produtos de apoio para cegos/pessoas com deficiência visual:

Mapa do Site