#9 Vamos Falar Sobre... Regresso às aulas de alunos cegos / com baixa visão
5 de setembro de 2022
Com o início do ano letivo, é importante que o ensino seja integrador, motivador e crie condições de igualdade no processo de aprendizagem de todos os alunos, do 1º Ciclo ao Ensino Superior.
É fundamental proporcionar a alunos, professores e técnicos as condições indispensáveis para possibilitar a melhor integração dos alunos cegos ou com baixa visão na escola, ao nível de aprendizagem da leitura, escrita e matemática.
Os alunos com deficiência visual necessitam de materiais adaptados e equipamentos de apoio especializados, como máquinas para escrita Braille, blocos de notas Braille, leitores de ecrã para computador, ampliadores, punções, papel e pautas de escrita Braille.
As Escolas, Centros de Formação e Universidades podem solicitar e adquirir, através de procedimentos de apoio ao ensino especial, os equipamentos necessários à aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais.
Os pais e alunos podem solicitar autonomamente os produtos de apoio que necessitam, recorrendo ao Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA) ou a apoios que algumas autarquias e instituições disponibilizam.
Produtos e tecnologias de apoio para alunos cegos / com baixa visão
Materiais Didáticos
Os materiais didáticos para leitura / escrita Braille, matemática acessível, geografia em relevo e outros produtos pedagógicos para escola, são ferramentas essenciais para a produtividade, independência e sucesso escolar dos alunos.
Através de uma máquina de relevos para produção de imagens táteis os professores podem criar os seus próprios materiais pedagógicos.
Conheça produtos como o alfabeto em Braille / relevo, mapas e globos em relevo, Multiplano de Matemática acessível Braille, calculadoras com voz (falantes), placas e ferramentas de desenho para Cegos / Pessoas com Deficiência Visual na página Materiais Didáticos para Cegos / Deficiência Visual.
Máquinas para escrita Braille / Braillers
As máquinas de escrita Braille tornam muito mais rápido e acessível o processo de escrita e aprendizagem Braille.
A evolução da tecnologia possibilitou a criação de equipamentos eletrónicos pedagógicos, vocacionados para a aprendizagem da leitura e escrita Braille, permitindo a alunos e professores um elevado nível de aprendizagem e interação.
Conheça produtos como a Máquina elétrica para escrita Braille Perkins Smart e a Máquina Braille Harpo Mountbatten na página Máquinas de Escrita Braille.
Linhas e Blocos de Notas Braille
As linhas Braille convertem instantaneamente os textos e informações dos computadores e outros dispositivos compatíveis, permitindo formar os caracteres, palavras e frases em Braille que são lidas pelo aluno através do tato.
Os Blocos de Notas Braille são dispositivos autónomos portáteis com linhas Braille atualizáveis que possuem processador de texto e outras aplicações que permitem aos alunos cegos realizar tarefas escolares na escola ou em casa. Através de ligação WiFi, Bluetooth ou USB, o aluno pode navegar na Internet ou obter a correspondência em Braille de tarefas que realize no seu computador, telemóvel e dispositivos multimédia, dependendo do modelo e tecnologias que possuem.
Os Blocos de Notas Braille mais avançados permitem trabalhar com processadores de texto, folhas de calculo, email, internet, trabalhar em rede, partilhar trabalhos com colegas ou professores e fazer apresentações gráficas em sala de aula, sendo uma ferramenta muito útil para os alunos do Ensino Secundário ou Superior.
Conheça produtos como a Linha Braille de 40 células Freedom Focus Blue e o Bloco de notas HIMS BrailleSense 6 na página Linhas Braille.
Escrita Braille
Para a aprendizagem, os produtos de apoio à escrita manual em Braille permitem que os alunos cegos escrevam notas e apontamentos.
Conheça as pautas de escrita, punções e réguas de iniciação à leitura e escrita em Braille na página Escrita Braille.
Ampliadores
Para os alunos com baixa visão, a adaptação das salas de aula com equipamentos inclusivos permite que possam ter as condições necessárias ao seu processo de aprendizagem.
Os ampliadores digitais de mesa, combinam a ampliação com técnicas de apresentação da informação no ecrã, possibilitando a leitura de livros, documentos escritos e a visualização de imagens de forma fácil e confortável.
Possuem diversos fatores de ampliação, luminosidade e contraste para se adaptar aos diferentes níveis de acuidade visual, resultando numa imagem mais nítida para alunos com deficiência visual.
Os ampliadores digitais portáteis possibilitam aos alunos maior autonomia, permitindo uma utilização mais versátil em sala de aula ou em casa.
Conheça produtos como o Ampliador de mesa com voz HIMS Go Vision Pro e o Ampliador portátil ZOOMAX Luna 6 na página Ampliação e Proteção Visual para Pessoas com Deficiência Visual.
Leitores de documentos - OCR
Os textos de apoio são comuns em sala de aula e os professores devem facultá-los num formato acessível a todos os alunos. Contudo, existem documentos provenientes dos mais diversos meios, muitas das vezes fornecidos num formato ilegível (como apontamentos de um colega de turma, livros impressos ou materiais escolares que ainda não foram adaptados).
Os leitores com captura de imagem e reconhecimento de caracteres com voz permitem aos alunos cegos ter acesso à informação de materiais impressos que são lidos através de voz (falados) ou convertidos em formato digital de modo que o aluno possa utilizar um leitor de ecrã e ler/estudar a informação em qualquer lugar.
Conheça produtos como a máquina de leitura de documentos em voz alta KOBA EasyReader e o Leitor Daisy Gravador Digital HIMS Blaze ET Premium na página Leitura e Gravação para Cegos / Deficiência Visual.
Leitores de audiolivros
Os leitores de audiolivros Daizy e outros formatos acessíveis, permitem ao aluno obter uma experiência de leitura semelhante à de uma pessoa normovisual, sendo um meio muito prático e acessível no qual têm acesso à leitura e ao estudo.
São portáteis e possibilitam uma leitura mais acessível, flexível e navegável: Navegação por capítulo, secção, subsecção, página, ler ou saltar notas em rodapé, barras laterais ou informações adicionais.
Conheça o Leitor Daisy e gravador digital Vinvision Evo E10 e o Leitor Daisy gravador digital HIMS Blaze ET Premium na página Leitura e Gravação para Cegos / Deficiência Visual.
Leitores de Ecrã
Através de um leitor de ecrã, é possível ler e controlar o que é apresentado no ecrã de um computador, permitindo ao aluno escrever textos e apontamentos, criar folhas de cálculo, fazer apresentações e muitas outras tarefas de forma acessível e produtiva.
O leitor de ecrã é um software que permite aos cegos / pessoas com deficiência visual ler o texto que é apresentado no ecrã do computador através de um sintetizador de voz ou linha Braille, possibilitando a interação com o aluno.
Conheça produtos como o Leitor de Ecrã NVDA e o Leitor de Ecrã JAWS nas páginas Informática para Cegos / Deficiência Visual e Software de apoio.
Comunicação
Comunicar com os pais, colegas e professores é fundamental para os alunos cegos / com baixa visão. Existem muitos telemóveis que possuem tecnologias de apoio, contudo existem telemóveis especificamente desenvolvidos para a deficiência visual que permitem que o aluno utilize o aparelho com maior facilidade e acessibilidade.
Os mais avançados possuem funcionalidades como navegação vocalizada por GPS, captura de documentos e reconhecimento ótico de caracteres (OCR), teclado físico com teclas grandes, Leitura de audiolivros em vários formatos, ampliador com filtros e outras aplicações de apoio.
Conheça telemóveis como o Kapsys Smartvision3 Initium e o Telefone adaptado BlindShell Classic Lite na página Telemóveis para Cegos / Deficiência Visual.
Jogos
Uma atividade importante no processo de aprendizagem é o jogo, a partir do qual se estabelece e desenvolve a comunicação e socialização entre os alunos. Promove a inclusão, a socialização, a estimulação mental e a vida independente.
Facilita o desenvolvimento da comunicação verbal e o contacto físico, a melhor forma de um aluno cego conhecer o outro, fortalecendo o espírito de grupo e as amizades.
Conheça jogos como o Baralho de cartas de UNO Braille e o Jogo Scrabble com caracteres ampliados e Braille na página Jogos para Cegos / Deficiência Visual.
Escolas, Centros de Formação e Instituições inclusivas
A disponibilização de produtos de apoio em escolas, centros de formação, instituições e bibliotecas é fundamental para apoiar e proporcionar, através de produtos adaptados e tecnologias assistivas, a inclusão escolar e social dos alunos cegos / com deficiência visual.
Possibilita as melhores práticas pedagógicas, apoia e auxilia no desempenho e aprendizagem de tarefas de forma autónoma, como a escrita, leitura e comunicação.
Potencia a integração dos alunos com deficiência visual em ambiente escolar e social, garantindo as melhores condições de aprendizagem, acesso à informação e inclusão.
Escolha os produtos de apoio certos para as necessidades de cada aluno
Informe-se sobre os produtos que mais de adequam a cada aluno com deficiência visual, não só de acordo com o seu nível de conhecimento, mas também tendo em conta as funcionalidades de que realmente necessita para a sua atividade escolar.
Verificadas as suas necessidades reais, informe-se sobre os apoios que pode obter na aquisição de produtos de apoio.
Ajudas técnicas para aquisição de produtos de apoio
Verifique anualmente a sua necessidade em adquirir ou atualizar produtos de apoio.
Existem diversos tipos de ajudas para aquisição de produtos de apoio, nomeadamente o Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA).
"O SAPA é um sistema que contribui para a realização de uma política global, integrada e transversal de resposta às pessoas com deficiência ou com incapacidade temporária, de forma a compensar e atenuar as limitações de atividade e restrições de participação decorrentes da deficiência ou incapacidade temporária através, designadamente:
- Da atribuição de forma gratuita e universal de produtos de apoio;
- Da gestão eficaz da sua atribuição mediante, designadamente, a simplificação de procedimentos exigidos pelas entidades e a implementação de um sistema informático centralizado;
- Do financiamento simplificado dos produtos de apoio.
A quem se destina o SAPA
O SAPA destina-se a todas as pessoas com deficiência ou incapacidade temporária que necessitam de produtos de apoio ou que apresentam dificuldades específicas, suscetíveis, em conjugação com os fatores do meio que lhe possa limitar ou dificultar a atividade e a participação, em condições de igualdade e inclusão tendo em consideração o contexto de vida da pessoa."
(Fonte: Instituto Nacional para a Reabilitação)
A Segurança Social recomenda os seguintes passos para a obtenção de produtos de apoio no âmbito do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA)
- "Em primeira instância, deverá recorrer ao aconselhamento de uma equipa especializada de um Centro Especializado e prescritor de produtos de apoio ou de um Centro de Saúde, no sentido de fazer um levantamento das suas necessidades, através de avaliação da sua situação, com a perspetiva de prescrição dos produtos de apoio;
- A solicitação de concessão de apoio financeiro para aquisição de produto(s) de apoio deve ser entregue, pelo próprio ou pelo seu representante legal, junto do Centro Distrital da área de residência da Pessoa com deficiência ou incapacidade, mediante a apresentação da Ficha de Prescrição de Produtos de Apoio, de acordo com o modelo em vigor, acompanhada da documentação necessária, que se encontra identificada no Guia Prático - Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA), disponível na coluna lateral direita desta página;
- Para os cidadãos que residam no concelho de Lisboa a instrução dos processos individuais para o financiamento de produtos de apoio é efetuado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no âmbito do protocolo celebrado com o ISS, IP;
- Os procedimentos necessários à operacionalidade do processo de atribuição dos produtos de apoio, nomeadamente: a verificação dos requisitos de acesso, a verificação das condições de concessão e de priorização, a definição dos critérios de atribuição, de prazos de instrução, análise e decisão e do pagamento, e a definição das responsabilidades e compromissos da pessoa a quem é concedido o apoio, bem como outras situações específicas, são definidas pelo Conselho Diretivo do ISS, IP;
- A análise do processo será sujeita à verificação da necessidade e/ou impacto que o produto de apoio terá para o cidadão, no contexto da sua vida quotidiana."
A Segurança Social disponibiliza informação sobre os procedimentos necessários para obter financiamento de produtos de apoio através do Instituto da Segurança Social, I.P., no âmbito do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA)
(Fonte/Obtenha mais informação: Segurança Social)
Onde obter as ajudas técnicas e a prescrição do produto de apoio:
- Nas unidades hospitalares, indicadas pelas Administrações Regionais de Saúde (ARS) - Após avaliação médico funcional e sociofamiliar;
- Nos Centros de Recursos TIC para a Educação Especial (CRTIC) - Para jovens e crianças com deficiência ou incapacidade em contexto escolar;
- Nas entidades credenciadas pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) para apoio à intervenção dos seus serviços de emprego na área da deficiência e da reabilitação profissional através de uma equipa técnica multidisciplinar;
- No Centro Especializado do Instituto da Segurança Social, I.P. da sua área de residência onde pode obter informação sobre a documentação a apresentar e respetivos procedimentos.
Pode obter esclarecimentos sobre a obtenção de produtos de apoio através do email de apoio do INR: produtosdeapoio@inr.mtsss.pt
O Instituto Nacional para a Reabilitação (I.N.R.) também disponibiliza o "Guia Prático: Os Direitos das Pessoas com Deficiência em Portugal".