#5 Vamos Falar Sobre... Telemóveis para Cegos / Pessoas com Baixa Visão
8 de agosto de 2022
Atualmente, os telemóveis adaptados são indispensáveis na vida das pessoas com deficiência visual.
Comunicar e ter acesso à informação é fundamental para a orientação e atividade profissional, escolar e social dos cegos / pessoas com baixa visão.
A tecnologia evoluiu muito, disponibilizando telemóveis inteligentes com maior facilidade de operação que, além de permitirem uma comunicação acessível, disponibilizam excelentes funcionalidades de apoio, informação e lazer para uma vida mais independente.
Tecnologia acessível para a deficiência visual
Dependendo do modelo do aparelho, além das funcionalidades de comunicação por voz ou escrita, os telemóveis para cegos / baixa visão possuem a melhor tecnologia acessível, com as características e funcionalidades mais procuradas por pessoas com deficiência visual:
- Comandos e reconhecimento por voz;
- Teclas adaptadas;
- Ecrãs ampliados / com contraste;
- Navegadores de Internet adaptados;
- Navegação vocalizada por GPS e sensores, para orientação e explorar localidades e espaços desconhecidos;
- Identificação de objetos;
- Leitura de etiquetas NFC;
- Sensores de cores e luminusidade;
- Reconhecimento de caracteres (OCR);
- Captura e leitura de texto para voz;
- Leitura de livros e rótulos de produtos;
- Leitura de audiolivros;
- Ampliador / Lupa Digital;
- Identificação de notas de dinheiro;
- Interagir e controlar com dispositivos digitais via Bluetooth ou WiFi;
- Acesso a bibliotecas com inúmeras aplicações acessíveis que lhe permitem aumentar as funcionalidades de apoio de acordo com as suas necessidades.
Os telemóveis com tecnologias de apoio, com a suas funcionalidades, facilidade de utilização e usabilidade, promovem a inclusão, a independência e melhor qualidade de vida.
Telemóveis inclusivos e inovadores para Cegos / Baixa Visão
Existem telemóveis inovadores, com as mais avançadas tecnologias de apoio, que se distinguem pelo nível de acessibilidade, informação e comunicação que disponibilizam, permitindo a comunicação e o acesso à informação sem barreiras, promovendo a melhor integração profissional, escolar e social dos Cegos / Pessoas com Deficiência Visual.
Telemóvel Android Kapsys Smartvision3 o único Smartphone certificado pela Google especialmente concebido para a deficiência visual
O telemóvel Smartvision3 é um dispositivo inclusivo que possui funcionalidades de apoio, tecnologias de informação e comunicação específicas para satisfazer as necessidades dos cegos / pessoas com baixa visão:
- Comando e reconhecimento por voz para controlar o telefone;
- Navegação GPS vocalizada;
- Reconhecimento ótico de caracteres (OCR) ;
- Ecrã táctil e teclado físico com teclas grandes;
- Interface de utilizador vocalizada;
- Leitura de audiolivros em vários formatos;
- Ampliador com filtros;
- Compatibilidade com aparelhos auditivos;
- Sensor de impressões digitais;
- Funcionalidades de topo:
- Comunicação: Telefone, SMS/MMS, Contactos, Email, Internet;
- O quotidiano: Dictafone, Agenda, Alarme, Calculadora, Notas;
- Ajuda à visão: Lupa, Detetor de cor e localizador, Detetor de luz, Detector de notas, Reconhecimento ótico de caracteres, Deteção de objetos com etiquetas NFC;
- Apoio e segurança: GPS para peões Kapten, modo de assistência remota, Teamviewer, chamadas de emergência geolocalizadas e SMS através da função SOS;
- Entretenimento: Leitor de música, câmara, rádio FM, rádio web, leitor de audiolivros multi-formato e leitor de documentos (PDF, Daisy, ePUB, Word, Txt, html, xml) ;
- Descarregar: Compatível com todas as aplicações PlayStore (Whatsapp, Facebook, Twitter, Skype, etc..) ;
- Acessibilidade:
- Cristalino: texto-para-voz com voz agradável e cristalina;
- Exploração feita pelo toque;
- Teclado com teclas grandes e teclas de atalho (30+) : Marcação rápida, estado do telefone, etc. ;
- Escolha do tamanho da letra;
- Função de ampliação de texto personalizável com escolha de tamanhos, contrastes e velocidade de rolagem, adaptado a pessoas com baixa visão;
- Gestos de ampliação para fazer zoom no ecrã;
- Compatível com linha Braille e teclado externo através de ligação Bluetooth.
Telemóvel BlindShell Classic 2+, um telefone de excelência desenvolvido para a deficiência visual.
Possui características e funcionalidades avançadas, mas é simples de usar. Conta com um hardware único e a melhor tecnologia acessível para cegos / pessoas com baixa visão:
- Ferramentas de assistência para cegos / pessoas com deficiência visual - As ferramentas de assistência BlindShell ajudam-no a lidar com as tarefas diárias. O NFC, lupa, localização e indicador de cor simplificam a sua vida.
- Teclado táctil – o BlindShell Classic 2 tem um teclado com botões grandes e táteis, para um controlo do telefone confortável, concebido especificamente para cegos / baixa visão;
- Controlo por voz - Controla o telemóvel BlindShell apenas com a sua voz e comandos simples;
- Alta voz - Altifalante e som melhorado;
- Acesso facilitado - Através de um único botão acede às aplicações favoritas;
- Leitor de ecrã - Permite-lhe navegar em aplicações padrão Android;
- BlindShell Beep - O BlindShell Beep ajuda a encontrar objetos pessoais tais como chaves, sacos ou carteiras. Basta colocar o bip no objeto e utilizar o telefone BlindShell para tocar o beeper em caso de necessidade;
- Navegador de Internet para cegos / pessoas com deficiência visual - Pode consultar notícias, pesquisar novas informações, navegar em páginas de Internet e utilizar serviços que são acessíveis a deficientes visuais;
- Botão SOS - Pode usar o botão SOS com o contacto atribuído quando se encontra numa situação de emergência;
- Localização GPS - Sente-se perdido? Pegue no seu telefone e descubra a sua localização;
- Leitor de livros - Use o Book Reader para ler livros áudio e de texto;
- Rádio FM e Internet - Tem milhares de estações de Internet e emissões locais em FM à sua escolha;
- Sensores - Magnetómetro; Barómetro; Acelerómetro; Giroscópio; Sensor de proximidade.
Telemóveis adaptados simplificados
Os modelos de telemóveis adaptados mais simplificados, com hardware e funcionalidades básicas, possuem um grande nível de acessibilidade e capacidades muito úteis para o dia a dia das pessoas com deficiência visual.
O Telefone adaptado BlindShell Classic Lite, mais simples e acessível, foi desenvolvido para ser ainda mais fácil de usar. Para além da sua perfeita usabilidade, o BlindShell Classic Lite concentra-se nas caraterísticas chave que ajudam os utilizadores a permanecerem ligados à família e amigos:
- Totalmente vocalizado, com uma interface de utilizador desenvolvida para cegos e pessoas com baixa visão;
- Teclado com teclas táteis grandes - Possui teclas táteis grandes que tornam o controlo do telefone muito fácil;
- Marcação rápida - Pode atribuir um determinado número de contacto a cada tecla numérica para que possa telefonar com um simples toque no botão;
- Temporizador, Alarme e Cronómetro - Pode utilizar todas as funções de medição do tempo e definir o seu alarme ou temporizador;
- Botão SOS - Numa situação de emergência pode usar o botão SOS com o contacto atribuído;
O Telefone adaptado Kapsys MiniVision Lite é um telefone simples e intuitivo de baixo custo para cegos / pessoas com baixa visão:
- Teclado ergonómico com teclas espaçadas;
- Funções de comunicação e ferramentas práticas do dia-a-dia;
- Escolha de contrastes, letras e tamanhos;
- Sintetizador de voz (falante) de alta qualidade e volume sonoro alto;
- Ditado e comandos de voz;
- Síntese de voz clara e potente com 5 velocidades de fala;
- Vocalização dos elementos selecionados;
- Atalhos do teclado: marcação rápida, estado do telefone, definições de texto-para-fala, etc. ;
- Ampliação de texto personalizável;
- Contraste de cor personalizável;
- Velocidade de deslocamento personalizável;
- Definições de acessibilidade;
- Rádio FM;
- Câmara fotográfica: 2Mpx;
- Wifi e Bluetooth 4.1;
- Memória interna: RAM 512MB / Flash 4GB;
- Memória externa: até 32GB.
Na página Telemóveis para Cegos / Pessoas com Deficiência Visual encontra informação sobre as características de outros modelos de telemóveis adaptados, com tecnologias de apoio, fáceis de usar, extremamente inteligentes e úteis.
Escolha o telemóvel certo para si
A evolução tecnológica permite disponibilizar os mais variados tipos de dispositivos acessíveis, dos mais simples aos mais avançados.
Informe-se sobre o telemóvel que mais se adequa a si, não só de acordo com o seu nível de deficiência visual, mas também tendo em conta as funcionalidades de que realmente necessita para a sua atividade diária, profissional e social.
Se utiliza ou pretende utilizar com frequência funcionalidades como o email, as redes sociais, navegação GPS ou localização de objetos, deve optar por um telemóvel mais avançado para corresponder com as suas necessidades. Contudo, se apenas pretende um telemóvel para comunicar por voz ou mensagens escritas, os modelos de telemóveis mais simplificados estarão mais de acordo com as suas necessidades.
Verificadas as suas necessidades reais, informe-se sobre os apoios que pode obter na aquisição de produtos de apoio.
Ajudas técnicas para deficientes - aquisição de produtos de apoio para pessoas com deficiência
Verifique anualmente a sua necessidade em adquirir ou atualizar produtos de apoio.
Existem diversos tipos de ajudas para aquisição de produtos de apoio, nomeadamente o Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA).
"O SAPA é um sistema que contribui para a realização de uma política global, integrada e transversal de resposta às pessoas com deficiência ou com incapacidade temporária, de forma a compensar e atenuar as limitações de atividade e restrições de participação decorrentes da deficiência ou incapacidade temporária através, designadamente:
- Da atribuição de forma gratuita e universal de produtos de apoio;
- Da gestão eficaz da sua atribuição mediante, designadamente, a simplificação de procedimentos exigidos pelas entidades e a implementação de um sistema informático centralizado;
- Do financiamento simplificado dos produtos de apoio.
A quem se destina o SAPA
O SAPA destina-se a todas as pessoas com deficiência ou incapacidade temporária que necessitam de produtos de apoio ou que apresentam dificuldades específicas, suscetíveis, em conjugação com os fatores do meio que lhe possa limitar ou dificultar a atividade e a participação, em condições de igualdade e inclusão tendo em consideração o contexto de vida da pessoa."
(Fonte: Instituto Nacional para a Reabilitação)
A Segurança Social recomenda os seguintes passos para a obtenção de produtos de apoio no âmbito do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA)
- "Em primeira instância, deverá recorrer ao aconselhamento de uma equipa especializada de um Centro Especializado e prescritor de produtos de apoio ou de um Centro de Saúde, no sentido de fazer um levantamento das suas necessidades, através de avaliação da sua situação, com a perspetiva de prescrição dos produtos de apoio;
- A solicitação de concessão de apoio financeiro para aquisição de produto(s) de apoio deve ser entregue, pelo próprio ou pelo seu representante legal, junto do Centro Distrital da área de residência da Pessoa com deficiência ou incapacidade, mediante a apresentação da Ficha de Prescrição de Produtos de Apoio, de acordo com o modelo em vigor, acompanhada da documentação necessária, que se encontra identificada no Guia Prático - Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA), disponível na coluna lateral direita desta página;
- Para os cidadãos que residam no concelho de Lisboa a instrução dos processos individuais para o financiamento de produtos de apoio é efetuado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no âmbito do protocolo celebrado com o ISS, IP;
- Os procedimentos necessários à operacionalidade do processo de atribuição dos produtos de apoio, nomeadamente: a verificação dos requisitos de acesso, a verificação das condições de concessão e de priorização, a definição dos critérios de atribuição, de prazos de instrução, análise e decisão e do pagamento, e a definição das responsabilidades e compromissos da pessoa a quem é concedido o apoio, bem como outras situações específicas, são definidas pelo Conselho Diretivo do ISS, IP;
- A análise do processo será sujeita à verificação da necessidade e/ou impacto que o produto de apoio terá para o cidadão, no contexto da sua vida quotidiana."
A Segurança Social disponibiliza informação sobre os procedimentos necessários para obter financiamento de produtos de apoio através do Instituto da Segurança Social, I.P., no âmbito do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA)
(Fonte/Obtenha mais informação: Segurança Social)
Onde obter as ajudas técnicas e a prescrição do produto de apoio:
- Nas unidades hospitalares, indicadas pelas Administrações Regionais de Saúde (ARS) - Após avaliação médico funcional e sociofamiliar;
- Nos Centros de Recursos TIC para a Educação Especial (CRTIC) - Para jovens e crianças com deficiência ou incapacidade em contexto escolar;
- Nas entidades credenciadas pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) para apoio à intervenção dos seus serviços de emprego na área da deficiência e da reabilitação profissional através de uma equipa técnica multidisciplinar;
- No Centro Especializado do Instituto da Segurança Social, I.P. da sua área de residência onde pode obter informação sobre a documentação a apresentar e respetivos procedimentos.
Pode obter esclarecimentos sobre a obtenção de produtos de apoio através do email de apoio do INR: produtosdeapoio@inr.mtsss.pt
O Instituto Nacional para a Reabilitação (I.N.R.) também disponibiliza o "Guia Prático: Os Direitos das Pessoas com Deficiência em Portugal".