GPS – Uma tecnologia cada vez mais importante na vida das pessoas com deficiência visual

16 de maio de 2023

Cego utiliza o telemóvel BlindShell Classic 2+ para obter o melhor percurso de deslocação

Os cães-guia e as bengalas brancas são imprescindíveis para a mobilidade e segurança das pessoas com deficiência visual, contudo a evolução da tecnologia está a permitir obter meios de orientação e mobilidade complementares muito importantes na vida dos cegos e pessoas com baixa visão.

Graças à tecnologia GPS e à Internet, as pessoas com deficiência visual podem viajar, explorar e conhecer novos locais com maior independência e liberdade, obtendo informação em tempo real sobre o percurso que estão a fazer com orientações para se deslocar para o local que desejam de forma mais rápida.

O que é o sistema GPS?

Mapa com localização GPS e direção a tomar do Marquês de Pombal em Lisboa até à loja MegaPontes

O sistema de posicionamento global (GPS) é uma tecnologia de localização que se baseia numa rede de satélites que circundam a Terra em órbitas precisas e estão constantemente a enviar sinais de rádio. Estes sinais são captados por dispositivos de receção GPS que determinam a localização do seu utilizador.

A localização GPS é determinada pelo dispositivo de receção através da medição do tempo que os sinais de rádio levam a chegar à sua localização a partir de, pelo menos, quatro satélites.

A velocidade constante dos sinais de rádio permite que os recetores GPS utilizem as medições de tempo para saber a que distância se encontram entre cada satélite, obtendo a sua localização em latitude, longitude, altitude e a hora exata.

Esta tecnologia é imprescindível para a navegação dos aviões, navios, submarinos e até naves espaciais, sendo muito utilizada por condutores para obterem os melhores percursos para o seu destino e até por sistemas de segurança para detetar dispositivos roubados, desde que estes tenham o recetor GPS instalado.

O GPS na orientação e mobilidade das pessoas com deficiência visual

Cego com a pulseira Sunu Band que o orienta através do GPS do telemóvel até à farmácia mais próxima

Os dispositivos GPS não substituem a utilização da bengala branca ou o apoio do cão-guia. Estes são imprescindíveis, permitem localizar obstáculos, orientar-se e sentir o seu ambiente e percurso de forma imediata e segura.

Os dispositivos com sistema GPS, apoiam ao nível do percurso facultando informação sobre o mesmo, como o caminho ou transporte mais rápido para chegar ao destino, transmitindo a direção a seguir à medida que o utilizador se desloca.

O cruzamento em tempo real das coordenadas obtidas pelos recetores GPS com, por exemplo, os mapas e as bases de dados da Google, permitiu criar dispositivos com aplicações de navegação avançadas muito úteis para a orientação.

Através de produtos de apoio com recetores GPS, os cegos ou pessoas com baixa visão podem obter feedback auditivo, vibratório ou tátil relativamente à sua posição, direção de movimento, ambiente e percursos.

A tecnologia GPS está cada vez mais integrada em telemóveis, tablets, dispositivos de navegação e até em blocos de notas Braille.

Os dispositivos móveis adaptados possuem aplicações de navegação, orientação e mobilidade fáceis e acessíveis específicas para satisfazer as necessidades das pessoas com deficiência visual.

Explorar uma cidade de forma mais autónoma com direções para visitar um museu, sabendo se ele está aberto ou não, o autocarro mais rápido que pode apanhar e a paragem em que deve sair, é uma ajuda preciosa para as pessoas com deficiência visual.

Saber através do telemóvel onde se encontra o supermercado ou farmácia aberta mais perto e obter indicações passo a passo para se deslocar de forma mais rápida e eficaz até ao destino é agora algo normal para todos nós.

Há cuidados a ter em conta

O GPS tem uma precisão relativa, pode variar de acordo com as condições do sinal GPS e também da capacidade e rapidez de processamento do dispositivo móvel que está a utilizar. Também depende da autonomia da bateria para garantir o funcionamento durante todo o percurso.

Como a maioria recorre à atualização de mapas e informação que obtém da internet, deve certificar-se que possui um tarifário de dados adequado.

Embora seja uma ajuda muito útil, não substitui as suas próprias capacidades, com utilização de bengala ou cão-guia, para detetar a posição exata de uma porta, o melhor local e momento para atravessar uma rua, um buraco ou um obstáculo durante o percurso.

Produtos de apoio com navegação GPS

O sistema GPS está cada vez mais presente nos dispositivos móveis adaptados, como os telemóveis e blocos de notas Braille.

Conheça alguns dos produtos de apoio que utilizam esta tecnologia.

Smartphone Android adaptado para a deficiência visual com teclas Kapsys Smartvision3 Omni

Telemóvel Kapsys SmartVision 3 branco com teclado acessível de teclas grandes pretas e ecrã ampliado

Solicite o Preço por Email

Efetuar a encomenda

Visite a Página de Produto

Telefone Adaptado para a Deficiência Visual BlindShell Classic 2+

Telefone vermelho ou preto com ecrã ampliado de alto contraste, teclado com botões grandes e tácteis

Solicite o Preço por Email

Efetuar a encomenda

Visite a Página de Produto

Outros Telemóveis e Smartphones

Smartphone preto de perfil

Os telemóveis/smartphones são produtos de apoio indispensáveis para as pessoas com deficiência visual. A maioria dos modelos possui GPS, ferramentas de apoio acessíveis, aplicações de comunicação, produtividade e entretenimento.

As aplicações GPS, Android ou iOS, como a Lazarillo (muito usada por pessoas com deficiência visual), Google Maps, Apple Maps, Ariadne GPS e Moovit ajudam os utilizadores a obter direções e a chegar mais rapidamente ao seu destino.

A aplicação Moovit é muito útil para as pessoas com deficiência visual, permite saber como chegar do ponto A ao ponto B de transportes públicos, qual o próximo veículo na paragem ou o custo da viagem.

A MegaPontes verifica, através de um formulário, qual o telemóvel/smartphone mais apropriado, enviando-lhe por email a respetiva informação e preço.

Verifique o telemóvel / smartphone mais adequado

Sunu Band Pulseira inteligente para cegos

Pulseira inteligente Sunu Band preta junto a telemóvel com aplicação de navegação acessível

Solicite o Preço por Email

Efetuar a encomenda

Visite a Página de Produto

Bloco de notas HIMS BrailleSense 6

Bloco de notas preto com linha Braille de 32 células e teclado estilo Perkins. Visor LCD incorporado

Solicite o Preço por Email

Efetuar a encomenda

Visite a Página de Produto

Bloco de notas HIMS BrailleSense 6 Mini

Bloco de notas branco e cinza claro com linha Braille de 20 células e teclado estilo Perkins.

Solicite o Preço por Email

Efetuar a encomenda

Visite a Página de Produto

Aquisição de Produtos de Apoio para Pessoas com Deficiência

Verifique anualmente a necessidade em adquirir ou atualizar produtos de apoio.

Existem diversos tipos de ajudas para aquisição de produtos de apoio, nomeadamente o Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA).

A MegaPontes disponibiliza informação sobre a atribuição de produtos de apoio em Apoio na Aquisição de Produtos Adaptados.

Subscreva a Newsletter da MegaPontes

Ao subscrever a nossa newsletter receberá de forma regular informação sobre as melhores promoções, tecnologias e produtos de apoio para cegos/pessoas com deficiência visual:

Ir para o início Mapa do Site