Ajudas na Aquisição de Produtos de Apoio para a Deficiência Visual

10 de outubro de 2023

Senhora utiliza o ampliador portátil Zoomax Luna 12 para visualizar um documento numa reunião

Felizmente, a vida das pessoas cegas ou com baixa visão é cada vez mais ativa, trazendo novas necessidades em termos de produtos de apoio, especialmente na área da orientação e mobilidade, comunicação e produtividade para o ambiente escolar, profissional e social.

As novas exigências confrontam muitas vezes os utilizadores de produtos de apoio com equipamentos que já não se adequam às necessidades, que não possuem um funcionamento eficaz ou simplemente estão obsoletos face às novas tecnologias que possibilitam maior autonomia, produtividade e integração.

As pessoas com deficiência visual devem verificar anualmente a necessidade de obter novos produtos de apoio e atualizar os que já não se adequem ou não funcionem corretamente.

Assim, não só as pessoas com deficiência visual, mas também os professores, técnicos de apoio e familiares, devem envolver-se e assegurar a melhor assistência na obtenção de produtos de apoio que correspondam às necessidades reais das pessoas cegas ou com baixa visão.

Para ajudar, divulgamos nesta publicação informação útil no âmbito dos sistemas de atribuição de produtos de apoio.

A escolha do produto de apoio

Um profissinal utiliza a linha Braille QBraille XL na sua secretária

A escolha de um produto de apoio é algo que deve ser feito com ponderação, não só de acordo com o grau de incapacidade, mas também tendo em conta os seus objetivos e as funcionalidades de que realmente necessita para a sua atividade diária, nunca esquecendo a sua vida social.

Informe-se com médicos e técnicos especializados sobre os produtos de apoio que mais se adequam às suas necessidades.

Verificadas as necessidades reais, informe-se sobre as ajudas que pode obter na aquisição de produtos de apoio.

Como obter produtos de apoio

'Aluna amplia o seu livro com o Cloverbook, ao mesmo tempo visualiza à distância um mapa

Portugal Continental, os Açores e a Madeira possuem sistemas de financiamento de produtos de apoio semelhantes, contudo possuem algumas diferenças.

Para facilitar a pesquisa de produtos de apoio para as diferentes regiões, a MegaPontes disponibiliza funcionalidades de pesquisa baseadas nos respetivos sistemas de financiamento:

Catálogo de Produtos de Apoio à Deficiência Visual

Garanta as melhores condições de leitura, escrita, aprendizagem, comunicação, mobilidade e orientação com artigos, produtos e tecnologias de apoio para a deficiência visual:

Orçamentos para pedidos de ajudas técnicas

Estamos disponíveis para atendimento telefónico através do número 215 900 900 (Chamada para a rede fixa nacional) ou pelo e-mail geral@megapontes.pt para poder obter orçamentos para pedidos de ajudas técnicas.

Informação complementar sobre a aquisição/atribuição de produtos de apoio

Subscreva a Newsletter da MegaPontes

Ao subscrever a nossa newsletter receberá de forma regular informação sobre as melhores promoções, tecnologias e produtos de apoio para cegos/pessoas com deficiência visual:

Ir para o início Mapa do Site