Formação em tecnologia acessível e apoio ao cliente com deficiência visual
09 de julho de 2024
As tecnologias e os produtos de apoio para pessoas cegas ou com baixa visão têm um impacto muito significativo na sua qualidade de vida e integração a nível escolar, laboral e social.
Contudo, não basta obter determinada tecnologia de apoio para que ela seja eficaz na superação dos desafios inerentes à deficiência visual. Não são poucas as pessoas que, por não dominarem as tecnologias e não terem meios para obter os conhecimentos necessários, acabam por desistir de utilizar determinados produtos de apoio que lhes são atribuídos.
Obter ajuda para conhecer todas as funcionalidades e características dos dispositivos, bem como a sua aplicabilidade nas atividades diárias, é fundamental para que as pessoas cegas ou com baixa visão possam sentir a confiança e o conforto necessário para tirar proveito dos equipamentos.
Além do mais, é muito importante que a formação inicial seja algo inerente à aquisição das tecnologias de apoio, de modo a garantir a melhor adaptação dos utilizadores aos dispositivos.
Para proporcionar a melhor adaptação aos produtos de apoio a MegaPontes criou parcerias ao nível da formação, disponibiliza gratuitamente o treino inicial em dispositivos Braille e efetua a configuração dos equipamentos.
Para garantir o melhor atendimento às pessoas com deficiência visual, seus familiares e técnicos de apoio, implementámos o provedor do cliente MegaPontes cujo contacto divulgamos nesta newsletter.
Ações de formação para pessoas com deficiência visual: Utilização das novas tecnologias enquanto meios de promoção da autonomia e da inclusão
A ARP-Retina Portugal, no âmbito do Projeto Digital24, irá realizar diversas ações de formação em parceria com a MegaPontes, com objetivo de melhorar os conhecimentos e as competências das pessoas com deficiência visual para a utilização das novas tecnologias enquanto meios de promoção da autonomia e da inclusão.
As ações de formação serão realizadas em contexto presencial e em regime online.
Serão apresentadas aplicações, equipamentos e soluções tecnológicas variados, onde os formadores da MegaPontes dão a conhecer todas as suas funcionalidades, opções de configuração e potencialidades, de modo a facilitar a sua utilização pelas pessoas com deficiência visual.
As sessões em regime presencial terão lugar nas instalações da ARP-Retina Portugal, nos meses de julho a dezembro de 2024, aos sábados e têm uma duração de 2 horas.
Cada workshop tem o número de sessões necessárias até completar o número total de horas indicado de seguida.
Workshops a realizar em regime presencial
- Utilização do iPhone – 8h (4 sessões)
- Utilização do Android – 8h (4 sessões)
- Navegação/Orientação com Sistema GPS – 8h (4 sessões)
- Utilização do correio eletrónico com leitor de ecrã – 8h (4 sessões)
- Pesquisa na internet com leitor de ecrã – 4h (2 sessões)
- Comunicações nas plataformas online com leitor de ecrã – 4h (2 sessões)
Ações de formação online
- iPhone – Truques e dicas, aplicações úteis para a deficiência visual – 4h (2 sessões)
- Android – Truques e dicas, aplicações úteis para a deficiência visual – 4h (2 sessões)
- Smartphones – facilidades de leitura e escrita (áudio e Braille) – 2h (1 sessão)
- Plataformas de comunicação à distância (Zoom, Microsoft Teams, Google Meet e outras) em dispositivos fixos e móveis – 2h (1 sessão)
As datas serão definidas em função das inscrições recebidas em cada workshop. Há medida que forem efetuadas as inscrições vão sendo constituídos os grupos e definidas as datas e as horas das sessões.
Pode inscrever-se nos workshops que quiser através dos meios seguintes:
- Pelo telefone 213 660 167;
- Pelo email secretaria@retinaportugal.org.pt;
- Pelo preenchimento do formulário de inscrição
Deverá levar o seu próprio equipamento para as sessões, de modo a maximizar a sua utilização.
As vagas são limitadas, pelo que deverá realizar a sua inscrição o mais brevemente possível.
Esperamos por si!
Formação confinanciada pelo INR.
Provedor do cliente MegaPontes
Conhecendo os inúmeros desafios que as pessoas com deficiência visual sentem em todo o processo de aquisição dos produtos de apoio, a MegaPontes implementou o Provedor do Cliente MegaPontes com o objetivo de assegurar um atendimento de excelência aos nossos clientes, seus familiares e técnicos de apoio.
Endereço de email do Provedor do Cliente MegaPontes: provedor@megapontes.pt.
Formação inicial gratuita em tecnologias Braille
Ao adquirir uma linha Braille ou um bloco de notas com linha Braille na MegaPontes, é agendada uma formação gratuita na escola, no local de trabalho ou em casa do utilizador. A formação é personalizada, adaptada às necessidades e características específicas de cada pessoa, possibilitando maior conforto, conhecimento e proveito na utilização do produto de apoio.
A formação fora da Área Metropolitana de Lisboa poderá ter de ser facultada através de videoconferência, na plataforma digital com a qual o utilizador se sente mais confortável.
Configuração inicial gratuita das tecnologias de apoio
Para seu maior conforto, a equipa da MegaPontes efetua a configuração inicial das tecnologias de apoio e entrega-as prontas a utilizar.