Integração escolar de crianças com baixa visão
21 de fevereiro de 2025

Ser portador de deficiência visual é um grande desafio. Contudo, cada vez mais conhecemos estudantes e profissionais em que a sua condição visual foi um fator motivador fundamental para serem hoje pessoas de sucesso e de referência nas mais diversas áreas da nossa sociedade.
Quando uma criança com baixa-visão entra para a escola, é um mundo novo! Cheio de novos estímulos, desafios e novas experiências. Com vivências muito importantes não só para a sua aprendizagem, mas também para desenvolverem aptidões fundamentais para a sua autonomia e integração social.
Porém, muitas crianças com baixa visão têm de lidar com a sobre-proteção, o preconceito ou com a falta de maturidade e desconhecimento dos seus colegas de turma.
Professores e pais ficam muitas vezes sem saber como atuar em situações de dificuldade de integração ou de bullying, promovendo medidas que, além de não serem eficazes, podem alimentar ainda mais o desconhecimento das outras crianças e o isolamento de um aluno com baixa visão.
Descomplicar

É com abordagens naturais e regulares, integradas no funcionamento normal da atividade escolar, ao longo do ano letivo, que se promove a integração dos alunos com deficiência visual.
Quando o bullying é detetado, a melhor forma de o combater é promover a discussão sobre o que é a deficiência visual através de trabalhos de desenho, textos, teatro ou música, para todos os colegas refletirem e aceitarem com naturalidade que a diversidade os une e os torna mais fortes.
Materiais escolares inclusivos

A adequação dos materiais escolares também é um aspeto muito relevante a ter em conta. Não é indiferente um aluno com baixa visão ter de utilizar folhas pautadas avulsas com linhas ampliadas ou usar cadernos inclusivos tão semelhantes e apelativos como os dos seus colegas.
Temos de evitar sublinhar a diferença, proporcionando condições de igualdade. Contudo os pais, professores e educadores dependem muito dos recursos que têm disponíveis, havendo necessidade de obterem respostas em termos de produtos didáticos adaptados.
Foi neste sentido que surgiu o Projeto Mafalda Magic Details. Os pais da Mafalda, uma menina com baixa visão, puseram “mãos á obra” e criaram um conjunto de cadernos e livros inclusivos para que as crianças com baixa visão se sintam motivadas a aprender e a criar em condições de igualdade.
Projeto Mafalda Magic Details

O Projeto Mafalda Magic Details é uma iniciativa portuguesa dedicada a aumentar a consciencialização sobre a síndrome OFCD (Oculo-facio-cardio-dental) e o glaucoma pediátrico.
Através da personagem Mafalda, que vê o mundo de forma única devido à síndrome OFCD, o projeto disponibiliza materiais didáticos inclusivos e procura sensibilizar e educar o público sobre a baixa visão.
Uma das principais iniciativas do projeto é o livro "Mafalda e a Magia dos Detalhes Invisíveis", disponível em português, inglês e em versão Braille. Este livro narra a história de Mafalda e da sua amiga mágica, Lumina, explorando temas como amizade, resiliência e a celebração da diversidade.
Cadernos e livros inclusivos Mafalda Magic Details
O projeto oferece materiais educativos, como cadernos pautados e quadriculados adaptados para crianças com baixa visão e um livro de registo de pressão intraocular, ferramentas úteis para alunos e professores.
Divulgamos o conjunto de materiais didáticos disponíveis nas lojas MegaPontes de Lisboa e Porto:
Caderno pautado para Baixa Visão: 100 Páginas MMD Linhas light - Capa gradiente verde-amarelo

Caderno de 100 páginas, com uma espessura de linha de 5px e espaçamento ligeiramente superior, com 0,9 cm entre linhas.
Caderno pautado para Baixa Visão: 100 Páginas MMD Linhas medium - Capa Mafalda Magical Girl

Caderno com 100 páginas, linhas de alto contraste, com uma espessura de linha de 10px e espaçamento generoso, com 1,1 cm entre linhas.
Caderno pautado para Baixa Visão: 100 Páginas MMD Linhas hard - Capa gradiente azul-laranja

Caderno com 100 páginas, linhas de alto contraste com uma espessura de 20px, espaçamento generoso de 1,25cm entre linhas.
Caderno pautado para Baixa Visão: 100 Páginas MMD Linhas hard - Capa Mafalda Magical Details

Caderno com 100 páginas, linhas de alto contraste com uma espessura de 20px e espaçamento generoso de 1,25cm entre linhas.
Caderno pautado para Baixa Visão: 100 Páginas MMD Linhas medium - Capa gradiente azul-verde

Caderno de 100 páginas, com linhas de alto contraste de linha de 10px, espaçamento ligeiramente superior, com 1,1 cm entre linhas.
Caderno pautado para Baixa Visão: 100 Páginas MMD Linhas light - Capa Mafalda Magical Forest

Caderno de 100 páginas, com uma espessura de linha de 5px e espaçamento ligeiramente superior, com 0,9cm entre linhas.
Caderno quadriculado para Baixa Visão: 100 Páginas MMD Versão hard - Capa Dino

Caderno com 100 páginas, linhas pretas de espessura 4px, quadrículas com espaço muito generoso, de 1 x 1 cm,sendo cerca de 4x maior do que os cadernos standard.
Caderno quadriculado para Baixa Visão: 100 Páginas MMD Versão light - Capa Mafalda City

Caderno com 100 páginas, linhas pretas de espessura 1px, quadrículas com espaço mais generoso, de 0,6×0,6cm.
Caderno quadriculado para Baixa Visão: 100 Páginas MMD Versão light - Capa Dino

Caderno com 100, linhas pretas de espessura 1px, quadrículas com espaço mais generoso, de 0,6×0,6cm.
Caderno quadriculado para Baixa Visão: 100 Páginas MMD Versão hard - Capa Mafalda Lumina

Caderno com 100 página, linhas pretas de espessura 4px, quadrículas com espaço muito generoso, de 1 x 1cm, sendo cerca de 4x maior do que os cadernos standard.
Livro de atividades para Baixa Visão MMD Mike E Dino

Um livro de atividades divertidas com dinossauros, criado especialmente para crianças com baixa visão.
Livro de Registo de Pressão Intraocular MMD Inglês

Uma ferramenta essencial para cuidar da sua saúde ocular, especialmente para pessoas com glaucoma ou outras condições que afetam a pressão intraocular (PIO)
Livro de Registo de Pressão Intraocular MMD Português

Uma ferramenta essencial para cuidar da sua saúde ocular, especialmente para pessoas com glaucoma ou outras condições que afetam a pressão intraocular (PIO)
Livro Mafalda e a magia dos detalhes invisíveis MMD Português

Através das visitas ao seu médico, a Mafalda enfrenta corajosamente desafios como o glaucoma, utilizando tecnologia para auxiliar a sua perceção.
Livro Mafalda e a magia dos detalhes invisíveis MMD Braille

Através das visitas ao seu médico, a Mafalda enfrenta corajosamente desafios como o glaucoma, utilizando tecnologia para auxiliar a sua perceção.
Dia Mundial do Glaucoma | 12 de março
O próximo dia 12 de março é o Dia Mundial do Glaucoma.
Porque a melhor forma de integrar os alunos com deficiência visual é promover iniciativas que promovam a discussão e um melhor conhecimento sobre o tema, a MegaPontes convida todas as escolas e associações de apoio a crianças e jovens com deficiência visual a realizarem trabalhos com os seus alunos e utentes e a partilharem connosco as suas experiências.
Podem fazer-nos chegar fotografias, vídeos ou gravações sonoras dos trabalhos realizados para info@megapontes.pt, teremos todo o gosto em cooperar na sua divulgação para promover um melhor conhecimento da sociedade sobre o tema.
Também nos poderão fazer chegar o registo de trabalhos anteriormente realizados que verifiquem ser úteis divulgar no âmbito da promoção da inclusão dos alunos com deficiência visual.
Convidamos todas as escolas e organizações de apoio a se juntarem ao Projeto Mafalda Magic Details e à MegaPontes, uma parceria que promove a inclusão dos alunos com Baixa Visão.
Bem hajam.