Juntos pela literacia Braille: Pequenas ações, grande impacto
26 de fevereiro de 2025

A evolução dos sintetizadores de voz nos computadores e dispositivos portáteis permite às pessoas cegas trabalhar e comunicar de forma mais prática e rápida.
Contudo, o que é prático e rápido, quando assumido como forma preferencial de trabalho e aprendizagem, pode dificultar o desenvolvimento de aptidões muito importantes e causar uma perda significativa de capacidades cognitivas, pondo em causa a evolução académica e o acesso ao emprego.
A literacia Braille abre oportunidades, permite que a pessoa cega explore todo o seu potencial académico/profissional e dá resposta a um conjunto de necessidades que não são colmatáveis por outras formas de leitura e escrita.
O Braille na alfabetização e desenvolvimento cognitivo

O Braille proporciona uma verdadeira experiência de leitura e escrita.
À medida que aprendem Braille, as pessoas desenvolvem a leitura e a escrita de forma estruturada, promovendo o domínio da gramática, ortografia e pontuação. Os sintetizadores de voz não facilitam a compreensão da estrutura das palavras ou da sua grafia correta.
A leitura em Braille permite um maior desenvolvimento cognitivo comparativamente à audição passiva. Requer atenção, a associação de símbolos a significados e um processamento de informação ativo, que implicam uma maior capacidade de memorização e de retenção da informação a longo prazo.
Igualdade, autonomia e privacidade
O Braille permite a uma pessoa cega ler, escrever e organizar informação sem depender exclusivamente de equipamentos eletrónicos, tal como uma pessoa normovisual com a escrita a tinta.
Além de permitir condições de igualdade, o Braille proporciona a leitura de documentos confidenciais de forma discreta, sem a intervenção de intermediários.
Acesso à informação tátil
O Braille é cada vez mais utilizado em locais públicos para sinalizar elevadores, portas, mapas táteis, entre outros, permitindo uma maior autonomia e independência.
Mesmo para as pessoas com baixa visão, o Braille é muito relevante. Por exemplo, quando têm de utilizar elevadores cujos botões não possuem identificação ampliada com contraste, possibilitando a sua utilização através da leitura da identificação em Braille.
O Braille no acesso à educação e ao emprego

O Braille, como único meio para as pessoas cegas poderem compreender de forma plena a informação, a estrutura das palavras, a grafia e a pontuação, influencia muito o sucesso académico e profissional.
Ao permitir uma compreensão mais eficaz dos materiais de estudo, documentos de trabalho e proporcionar um sistema de escrita natural e eficaz, o Braille proporciona o desenvolvimento de competências imprescindíveis para as pessoas cegas poderem estudar, desenvolver trabalhos académicos ou trabalhar em áreas como advocacia, ensino ou música.
O Braille e a tecnologia

A evolução da tecnologia possibilitou a criação de equipamentos eletrónicos pedagógicos, como a máquina de escrita Braille Mountbatten e a Perkins Smart, vocacionadas para a aprendizagem da leitura e escrita Braille, permitindo a alunos e professores um elevado nível de interação.
Também surgiram linhas Braille como a eMotion, blocos de notas como o BrailleSense Mini e computadores Braille como o insideONE, com funcionalidades e aplicações de produtividade, comunicação e multimédia que proporcionam maior autonomia e independência.
Promoção da Literacia Braille: Pequenas ações, grande impacto

Todos nós podemos realizar pequenas ações que, quando multiplicadas, têm um grande impacto na melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência visual.
Para promover a literacia Braille, a equipa de técnicos da MegaPontes criou um conjunto de conteúdos em formato acessível, assegurando que possam ser utilizados por todas as pessoas, independentemente de terem ou não algum tipo de deficiência: Braille, sistema de escrita e leitura tátil para pessoas cegas ou com baixa visão.
No âmbito das comemorações dos 200 anos do Braille, a MegaPontes decidiu ceder os direitos de publicação e cópia destes conteúdos aos CRTICs, Agrupamentos de Escolas, Associações, Instituições de Apoio e Organizações sem fins lucrativos.
Os conteúdos são facultados gratuitamente em formato HTML e podem ser solicitados através do endereço de email info@megapontes.pt.
Estamos convictos de que todos podemos contribuir de forma ativa para a promoção da literacia Braille e de um melhor conhecimento da sociedade sobre este sistema de escrita e leitura.