#11 Vamos Falar Sobre… Relógios para Cegos / Baixa Visão
19 de setembro de 2022
Existem diversos tipos de relógios adaptados para cegos / pessoas com deficiência visual, sendo um objeto muito importante não só como produto de apoio para transmitir as horas de forma acessível, mas também por ser um acessório de moda cada vez mais valorizado.
A conjugação entre funcionalidade e estética é cada vez maior, sendo inquestionável que a condição de uma pessoa ser cega ou possuir outro tipo de deficiência visual não a prejudica no seu direito fundamental de ter um produto de apoio que lhe agrade esteticamente e com o qual se sinta melhor.
Relógios Adaptados à Deficiência Visual
Os relógios de pulso comerciais são normalmente pequenos, com caracteres ou ponteiros de tamanho reduzido e baixo contraste, dificultando a leitura a pessoas com baixa visão, não permitindo também que as pessoas cegas tenham conhecimento das horas.
Os relógios adaptados podem possuir caracteres ampliados, alto contraste, relevo, funcionalidade de voz (falante), esferas táteis e outras características que proporcionam uma leitura das horas acessível a pessoas com deficiência visual.
Alguns modelos possuem características e funcionalidades de acessibilidade combinadas. Um relógio ampliado pode possuir a funcionalidade de voz, facilitando a leitura das horas através de caracteres e ponteiros grandes e contrastantes ao mesmo tempo que as pode falar sem ter de olhar para o relógio.
Qual o melhor relógio para si?
Antes de comprar um relógio adaptado, deve informar-se sobre os modelos disponíveis e quais os que melhor se adequam às suas características, necessidades, gosto e desejo:
- Relógio com mostrador digital ou com ponteiros?
- Relógio tátil com relevo ou Braille?
- Relógio ampliado, com voz (falante) ou ambos?
- Relógio de pulso, bolso ou mesa?
- Com design moderno ou mais tradicional?
- Simples e fácil de utilizar ou mais complexo com mais funcionalidades?
Neste artigo, vamos falar sobre vários tipos de relógios acessíveis e respetivas funcionalidades.
Relógios Ampliados para pessoas com baixa visão
Os relógios ampliados para pessoas com baixa visão são construídos de forma a facilitar a leitura visual nos números e ponteiros, com caracteres grandes e ponteiros largos (normalmente de cor preta) que contrastam com a cor do mostrador (normalmente de cor branca).
Existem modelos de relógios ampliados que também possuem a funcionalidade de voz, tornando-os mais acessíveis, ou seja, pode ver e ouvir as horas sempre que desejar, da forma que for mais confortável e conveniente.
Catálogo de Relógios Ampliados
Relógios com voz (falantes)
Os relógios com voz falam a hora através de um toque de botão, são uma boa solução para pessoas cegas devido à sua grande facilidade de funcionamento.
Possuem um sistema de apoio eletrónico e pequenos altifalantes para que o utilizador possa ouvir as horas certas. A fala das horas é ativada através de botões ou funcionalidades acessíveis, não sendo necessário saber Braille pois é utilizada a audição.
É possível definir alarmes, consultar a data ou outras funções, o relógio com voz informará o que pretende em voz alta sempre que desejar, dependendo do modelo que escolher.
Existem modelos de relógios com voz adaptados a pessoas com baixa visão, possuem um mostrador ampliado, com marcas, números grandes, e ponteiros largos e contrastantes, tornando-os mais acessíveis, ou seja, pode ouvir e ver as horas da forma que desejar.
Relógios Digitais com voz
Também existem relógios digitais com voz para pessoas cegas ou com baixa visão.
Possuem funcionalidades muito semelhantes aos relógios de ponteiros com voz, contudo o mostrador é digital, possuindo um ecrã LCD.
Dependendo do modelo, pode possuir caracteres grandes e contrastantes para facilitar a leitura a pessoas com baixa visão.
Catálogo de Relógios Digitais com Voz
Relógios Táteis
Um relógio tátil disponibiliza em Braille ou relevo a informação das horas, permitindo de o utilizador cego ou com baixa visão faça a leitura através do tato no mostrador.
Podem possuir um sistema de marcações e ponteiros táteis ou uma pequena linha Braille que possibilita saber as horas de forma fácil e acessível. Os que possuem marcações em Braille, requerem que o utilizador saiba ler neste sistema de leitura.
Os relógios táteis são muito úteis para pessoas que desejam fazer a leitura das horas de forma discreta ou em ambientes ruidosos, permitindo uma utilização mais confortável quer em salas de reunião quer em locais barulhentos onde seja difícil ouvir um relógio com voz.
Catálogo de Relógios Braille e Táteis
Relógios táteis com esferas Eone Bradley
Os relógios Eone Bradley têm um design elegante e único.
Utilizam dois rolamentos de esferas em relevo para dizer as horas, em vez dos ponteiros que se encontram num relógio tradicional adaptado a cegos / pessoas com deficiência visual.
No mostrador do relógio, encontra-se a mover o primeiro rolamento de esferas que indica os minutos. O outro rolamento de esferas encontra-se a mover ao longo da lateral da caixa do relógio, indicando a hora.
As esferas são mantidas no seu lugar através ímanes. Se qualquer uma das esferas deslizar para fora do lugar, basta agitar levemente o pulso e a esfera voltará ao tempo, usando os ímanes.
Possui marcadores em relevo prateados que brilham no mostrador. Para aumentar a legibilidade táctil, existe um marcador triangular indicando as 12 horas, segmentos de linha alongados para as três, seis e nove horas, e segmentos de linha mais curtos para indicar as horas intermédias.
Em relação aos relógios táteis tradicionais, não necessita de levantar o mostrador para saber as horas, permite a leitura imediata através do tato nas esferas que estão posicionadas no mostrador.
Catálogo de Relógios Eone Bradley
Facilidade de utilização
Um relógio com mais funcionalidades pode ser muito útil para a maioria das pessoas, contudo podem dificultar a utilização a pessoas mais idosas ou que somente desejem um relógio simples e prático.
Contudo se gosta de utilizar as tecnologias e ter ao seu alcance um maior controle do tempo, informação mais completa e mais funcionalidades, deve optar por um modelo mais sofisticado.
O melhor relógio para si
Quer deseje simplesmente um relógio que lhe indique as horas, prefira um modelo mais completo ou com design mais elegante, disponibilizamos no nosso Catálogo de Relógios para Cegos / Deficiência Visual uma grande variedade de modelos, onde pode encontrar o relógio certo para si.
Escolha os produtos de apoio certos para suas necessidades
Informe-se sobre os produtos que mais se adequam às suas necessidades, não só de acordo com o seu nível de deficiência, mas também tendo em conta as funcionalidades de que realmente necessita para a sua atividade diária.
Verificadas as suas necessidades reais, informe-se sobre os apoios que pode obter na aquisição de produtos de apoio.
Ajudas técnicas para aquisição de produtos de apoio
Verifique anualmente a sua necessidade em adquirir ou atualizar produtos de apoio.
Existem diversos tipos de ajudas para aquisição de produtos de apoio, nomeadamente o Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA).
"O SAPA é um sistema que contribui para a realização de uma política global, integrada e transversal de resposta às pessoas com deficiência ou com incapacidade temporária, de forma a compensar e atenuar as limitações de atividade e restrições de participação decorrentes da deficiência ou incapacidade temporária através, designadamente:
- Da atribuição de forma gratuita e universal de produtos de apoio;
- Da gestão eficaz da sua atribuição mediante, designadamente, a simplificação de procedimentos exigidos pelas entidades e a implementação de um sistema informático centralizado;
- Do financiamento simplificado dos produtos de apoio.
A quem se destina o SAPA
O SAPA destina-se a todas as pessoas com deficiência ou incapacidade temporária que necessitam de produtos de apoio ou que apresentam dificuldades específicas, suscetíveis, em conjugação com os fatores do meio que lhe possa limitar ou dificultar a atividade e a participação, em condições de igualdade e inclusão tendo em consideração o contexto de vida da pessoa."
(Fonte: Instituto Nacional para a Reabilitação)
A Segurança Social recomenda os seguintes passos para a obtenção de produtos de apoio no âmbito do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA)
- "Em primeira instância, deverá recorrer ao aconselhamento de uma equipa especializada de um Centro Especializado e prescritor de produtos de apoio ou de um Centro de Saúde, no sentido de fazer um levantamento das suas necessidades, através de avaliação da sua situação, com a perspetiva de prescrição dos produtos de apoio;
- A solicitação de concessão de apoio financeiro para aquisição de produto(s) de apoio deve ser entregue, pelo próprio ou pelo seu representante legal, junto do Centro Distrital da área de residência da Pessoa com deficiência ou incapacidade, mediante a apresentação da Ficha de Prescrição de Produtos de Apoio, de acordo com o modelo em vigor, acompanhada da documentação necessária, que se encontra identificada no Guia Prático - Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA), disponível na coluna lateral direita desta página;
- Para os cidadãos que residam no concelho de Lisboa a instrução dos processos individuais para o financiamento de produtos de apoio é efetuado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no âmbito do protocolo celebrado com o ISS, IP;
- Os procedimentos necessários à operacionalidade do processo de atribuição dos produtos de apoio, nomeadamente: a verificação dos requisitos de acesso, a verificação das condições de concessão e de priorização, a definição dos critérios de atribuição, de prazos de instrução, análise e decisão e do pagamento, e a definição das responsabilidades e compromissos da pessoa a quem é concedido o apoio, bem como outras situações específicas, são definidas pelo Conselho Diretivo do ISS, IP;
- A análise do processo será sujeita à verificação da necessidade e/ou impacto que o produto de apoio terá para o cidadão, no contexto da sua vida quotidiana."
A Segurança Social disponibiliza informação sobre os procedimentos necessários para obter financiamento de produtos de apoio através do Instituto da Segurança Social, I.P., no âmbito do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA)
(Fonte/Obtenha mais informação: Segurança Social)
Onde obter as ajudas técnicas e a prescrição do produto de apoio:
- Nas unidades hospitalares, indicadas pelas Administrações Regionais de Saúde (ARS) - Após avaliação médico funcional e sociofamiliar;
- Nos Centros de Recursos TIC para a Educação Especial (CRTIC) - Para jovens e crianças com deficiência ou incapacidade em contexto escolar;
- Nas entidades credenciadas pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) para apoio à intervenção dos seus serviços de emprego na área da deficiência e da reabilitação profissional através de uma equipa técnica multidisciplinar;
- No Centro Especializado do Instituto da Segurança Social, I.P. da sua área de residência onde pode obter informação sobre a documentação a apresentar e respetivos procedimentos.
Pode obter esclarecimentos sobre a obtenção de produtos de apoio através do email de apoio do INR: produtosdeapoio@inr.mtsss.pt
O Instituto Nacional para a Reabilitação (I.N.R.) também disponibiliza o "Guia Prático: Os Direitos das Pessoas com Deficiência em Portugal".